Álcool e direção não combinam. A Lei Seca, com tolerância de 0,05 de álcool por litro de ar, mostra o rigor do Código de Trânsito quanto à embriaguez ao volante. A infração é de natureza gravíssima, com multa de R$ 2,9 mil e suspensão do direito de dirigir.
A ordem é não dirigir após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica já que as menores doses podem causar efeitos no corpo e mente.
Para auxiliar os motoristas, o site Doutor Multas desenvolveu o aplicativo Motorista Consciente com o intuito de calcular o tempo que o álcool sai do organizamo e o condutor pode retornar ao volante.
O aplicativo já está disponível para download de forma gratuita e pode ser utilizado em sistema Android.
Como funciona
A redação do Auto Giro testou o Motorista Consciente. Em poucos segundos, o aplicativo pode ser baixado no celular. Ele é de fácil manuseio e bastante autoexplicativo. Para calcular o retorno à direção, a pessoa necessita apenas informar o sexo, peso, quantidade de bebida consumida em ml e horário que começou a beber. O cálculo é instantâneo.
Além da funcionalidade principal, ele ainda oferece esclarecimentos para as dúvidas mais comuns dos motoristas em relação à Lei Seca e até dicas de como se portar em uma blitz de trânsito.
Sobre a Lei Seca
Em junho de 2018, a chamada Lei Seca completou dez anos em funcionamento. Um dos saldos positivos nesse período foi a diminuição em 14% no número de mortes no trânsito atribuído pelos especialistas às regras mais rígidas quanto ao consumo de álcool misturado com a direção.
Na prática, a tolerância para embriaguez é zero, entretanto o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu um limite de 0,05% por litro de ar considerando a margem de erro do bafômetro.