Grupos se unem por uma campanha limpa

Vale do Taquari - eleições 2018

Grupos se unem por uma campanha limpa

Veículos de comunicação, Univates, Justiça e Ministério Público, com apoio do Ceat, organizam evento para coibir fake news

Grupos se unem por uma campanha limpa
Vale do Taquari

Chegada a campanha política deste ano, o Ministério Público Eleitoral do RS e a Justiça Eleitoral do Estado se unem aos principais veículos da região para promover o workshop Fake News e Eleições, que ocorre no dia 21, a partir das 8h, no auditório do Ceat.

Por meio dos painéis, o evento tem objetivo de debater a lei eleitoral, o funcionamento das redes sociais, a propagação das notícias falsas e a responsabilidade de quem as compartilha.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Ceat pelo 3714-2729 ou pelo pjcivellajeado@mprs.mp.br.

Jornalismo profissional

Para o diretor de Conteúdo do A Hora, Fernando Weiss, o evento surge para fortalecer o movimento que ocorre em âmbito nacional contra as fake news.

“Os veículos tradicionais de comunicação estão se unindo e tornando-se verdadeiros curadores de informação e credibilidade. É o que o A Hora tem feito – Jornalismo profissional. É o que a sociedade democrática precisa”, enfatiza Weiss.

Ainda segundo Weiss, como a internet não tem fronteiras, as fake news que se propagam e canais amadores ganham força em período eleitoral, pois, às vezes, são criadas e direcionadas para atender determinadas situações e interesses.

06_AHORA

Entrevista

“Esse tema se impõe neste momento”

Protagonista do movimento que une veículos de comunicação com órgãos públicos no combate às fake news, o promotor de Justiça Cível e promotor de Justiça Eleitoral, Neidemar José Fachinetto, enfatiza a necessidade de fortalecer o jornalismo tradicional.

A Hora – Como surgiu a ideia de promover o workshop?

Neidemar José Fachinetto – O combate às fake news é um tema que se impõe ainda mais neste momento de campanha eleitoral. Até a última eleição para prefeito tivemos diversas questões envolvendo propagação de notícias falsas nas redes sociais. Em dois anos, isso aumentou de forma vertiginosa. O combate às fakes news é uma tema atualíssimo que vem sendo trabalhando no estado e em todo país.

Qual o objetivo central do evento?

Fachinetto – A ideia é que os veículos tradicionais sirvam de paradigma para que o cidadão possa fazer a checagem da notícia que recebe pelas redes sociais. Com isso, fortalecer a informação de qualidade no nosso meio.

Programação

8h – Abertura
8h30min – Redes Sociais e Fake News
Como funcionam as redes sociais e como se transformaram nas mídias ideais para a propagação de notícias falsas. Com Maico Eckert, professor de Mídias Sociais da Univates e diretor da Lab8284
9h20min – Responsabilidade pela Informação e Voto Consciente
A importância da imprensa e do voto consciente do eleitor. Com Gerson Fischmann, desembargador do TRE/RS
10h10min – Fake News e Lei Eleitoral
Propaganda eleitoral e a responsabilidade de quem veicula ou compartilha notícias falsas. Com Rodrigo López Zilio, promotor de Justiça do GAE/MP-RS
11h – Encerramento

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais