Saques para a glória

Tênis de Mesa

Saques para a glória

Desde 2015, Lajeado conta com uma equipe de tênis de mesa para disputar o campeonato estadual. Os treinos ocorrem às terças e quintas-feiras na sede do EC Americano Coroas, a partir das 19h30min

Saques para a glória
Lajeado

Índices da Federação Internacional de Tênis de Mesa mostram que o esporte conta com 300 milhões de praticantes ocasionais e 40 milhões de competidores. Em Lajeado, o EC Americano Coroas é responsável por difundir a modalidade no Vale do Taquari.

Com quase três anos de fundação, o grupo tem cerca de 40 integrantes e coleciona títulos estaduais. No início do mês, conquistou o troféu na categoria veterano 40.

Na próxima semana, Erik Heyman, 13, será o representante do Vale do Taquari na final Estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. “Comecei brincando com o meu pai Carlos no corredor do nosso apartamento”, conta.

Uma vida dedicada ao tênis de mesa

Carlos Heyman, 43, foi o responsável por trazer o esporte a Lajeado. Natural de Porto Alegre, conta que o pai foi o fundador da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa. “Fui por 15 anos o melhor mesa-tenista do estado. Hoje sou bicampeão da modalidade veterano 40 e o número 6 do ranking estadual.”

Cerca de 20 pessoas treinam duas vezes por semana na sede do EC Americano Coroas, a partir das 19h30min

Cerca de 20 pessoas treinam duas vezes por semana na sede do EC Americano Coroas, a partir das 19h30min

Ele relata que em 2015 o filho Erik manifestou interesse pelo esporte. Então iniciou as tratativas com o Sesi para oferecê-la em Lajeado. Na época, os atletas treinavam em Lajeado e disputavam os torneios pela Sogipa. Em 2017, uma parceria com EC Americano Coroas, no bairro Universitário, viabilizou a participação de uma equipe de Lajeado no campeonato estadual.

Dos 40 integrantes do EC Americano Coroas, cerca de 20, de ambos os sexos e de todas as idades, treinam às terças e quintas-feiras, duas horas por dia, na sede do Americano. Às sextas-feiras, os treinos são no Sesi. A mensalidade é de R$ 50. Metade do valor auxilia nas despesas do clube, como água e luz, e a outra é utilizada para compra de materiais.

Interesssados em participar podem contatar pelo Facebook: tênis de mesa Lajeado ou pelo 9 9136-7491. “As aulas iniciais são gratuitas”, relata.

Heyman adianta que a equipe busca parcerias para a realização da etapa estadual, em setembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

“O esporte me ajuda a ser mais feliz”

O dentista Eduardo Schorr, 43, de Estrela, participa dos treinos. Com uma profissão que exige muita concentração e seriedade, Schorr diz que usa o esporte para relaxar e se divertir. “O tênis de mesa me ajudou a ser mais feliz.”

O dentista conta que antes jogava tênis. “Comecei a disputar torneios e hoje não fico sem, além dos treinos no Americano, sempre que posso também jogo em casa.”

Em menos de três anos de fundação, entidade coleciona títulos estaduais

Em menos de três anos de fundação, entidade coleciona títulos estaduais

Sobre o esporte

O tênis de mesa foi inventado na Inglaterra no século XIX. No Brasil, os iniciantes da prática eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantá-lo no país. No ano de 1912 foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo.

Uma partida de tênis de mesa é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Torneios nacionais são disputados em melhor de cinco sets. Já os internacionais em melhor de sete sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer, respectivamente, três ou quatro sets vence a partida.

A partida inicia com o saque de um dos oponentes conforme a ordem de saque escolhida pelo vencedor do sorteio para tal fim. Cada jogador tem o direito de sacar duas vezes consecutivas independente da pontuação que obtiver.

Em duplas, a ordem de saque é alternada entre as duplas e entre os jogadores de modo que cada um dos quatro saque.

Existem 186 entidades filiadas à Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Acompanhe
nossas
redes sociais