Comenda italiana chega às bodas de prata

Lajeado - Bairro Universitário

Comenda italiana chega às bodas de prata

Evento organizado pela Societa Tutti Fratelli celebra a cultura italiana faz 25 anos. A primeira edição ocorreu por um erro de interpretação dos organizadores. Hoje se consolida como uma das maiores festas voltadas ao público ítalo-brasileiro em Lajeado e região. Na comenda deste ano, agendada para o dia 18, a expectativa é de reunir mais de 600 pessoas.

Comenda italiana chega às bodas de prata
Lajeado

Os ítalo-brasileiros e apreciadores estão convidados para a 25ª Comenda Italiana da Societa Italiana Tutti Fratelli. O evento ocorre no dia 18, na sede da entidade, no bairro Universitário.

Mais de 600 pessoas são esperadas pelos organizadores. O bufê será servido por Telmo Both com o melhor da gastronomia italiana. Na madrugada, haverá sopa de capeletti.

A programação também terá show com a Família Paganini, grupo composto por Ulisses e Terezinha Paganini e os filhos Giovani, Cristiano e Aline. Em 2004, a família se mudou para a Itália, onde se especializou em música e eventos italianos.

Outra apresentação será da dupla Juan Pablo e Vitor Delazeri. Eles venceram o quadro Quem sabe canta, apresentado no Programa Raul Gil, do SBT. “São jovens talentos que cantarão músicas italianas durante o evento”, conta uma das comendadoras, Márcia Fachini.

A programação inicia a partir das 19h30min. Ingressos podem ser adquiridos a R$ 200 por casal com os comendadores: Décio e Márcia Fachini, Geni e Ione Turatti, Ildo e Nair Salvi, Eswaldo Carlos e Ivone Villa, Ulisses e Daniela Calvi. Mais informações pelo 9 9 198-0470 (Márcia) ou 9 9912-5256 (Décio).

Na vida sempre juntos

O tema da Comenda Italiana será Nella Vita sempre Insieme (na vida sempre juntos). O intuito é homenagear “todos aqueles que em nossa vida caminham ao lado e incentivam, apoiam e encorajam nas ocasiões felizes e nos momentos difíceis”.

O cacho de uva é um dos símbolos da comenda por ser matéria-prima do vinho e representar o vigor, confraternização e a fraternidade entre as pessoas. Outro símbolo são as flores, representando a amizade, carinho, companheirismo, e apreço.

Foto dos primeiros comendadores na festa de 1994

Foto dos primeiros comendadores na festa de 1994

Nascida ao acaso

Fundada em 15 de março de 1992, a Tutti Fratelli realizou o primeiro almoço de confraternização no dia 28 de julho do ano seguinte. Na oportunidade, os organizadores já convidaram outro grupo para a continuidade do evento em 1994.

Entretanto, nesse momento, houve um erro de interpretação que acabou mudando a história da societa italiana. “Na euforia da festa, eles nos denominaram comendadores. No ano seguinte, ao invés de fazermos o segundo almoço, fizemos a primeira comenda”, relembra uma das comendadores de 1994, Vitalina Maria Coletti.

A fartura e ineditismo do evento chamaram a atenção da comunidade italiana de Lajeado e região. Nos registros antigos, é possível dimensionar o sucesso da comenda que atraiu cerca de 600 pessoas ao Clube Tiro e Caça (CTC).

“Foram colocadas 14 mesas no mezanino e mesas sobre os espaços destinados ao corredor. Tivemos que ajudar o Gringo Sebben que fez o bufê para servir todo mundo”, comenta Vitalina ao ressaltar que o evento literalmente lotou a sede do CTC.

No decorrer dos anos, o evento se consolidou, sendo realizado fielmente todos os anos. Para Vitalina, os grupos de comendadores que se sucederam são responsáveis pelo fortalecimento da comenda que chega às bodas de prata em 2018.

rodape-mapa-cidade1

Fábio Alex Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais