O vice-prefeito de Lajeado na gestão 2013/2016, Vilson Jacques, coloca o nome à disposição do PTB para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. O pré-candidato esteve na sede do A Hora nesta semana.
Durante a visita, apresentou os pilares da campanha. “Escolhemos três áreas prioritárias. A principal, devido à crise do Estado, sem dúvida, é a segurança pública.” Para Jacques, o déficit no efetivo das polícias amplia a sensação de insegurança na população e fortalece os grupos criminosos.
Na avaliação dele, é fundamental criar estratégias para evitar que as facções criem raízes no Vale do Taquari. “Essas organizações chegaram à nossa região devido à migração de detentos. O presídio de Lajeado começou a receber integrantes desses grupos. A instalação deles na cidade foi uma consequência.”
Para Jacques, cada comarca judicial precisa ter o próprio presídio. “Esse tema é polêmico, mas com essa decisão não haveria contato entre presos da Região Metropolitana com os detentos do interior.”
Os demais pilares da campanha, diz Jacques, são a infraestrutura rodoviária e políticas de incentivo ao associativismo e ao cooperativismo. “O Vale do Taquari perde muito por não ter representatividade política. É preciso ter deputados para defender os interesses da região.”