A integração com a natureza, as belas paisagens e a solidariedade entre os participantes foram as principais características que levaram cerca de 800 participantes a enfrentar chuva, barro e frio na etapa de Arroio do Meio do Circuito Trilhas & Montanhas.
A prova, com percursos de 50, 32, 17 e 5,5 km, desafiou aqueles que amam a prática esportiva.
Morador de Arroio do Meio, Thiago Brentano, 28, participou na prova dos 50km. Quinto colocado na categoria e o 13º geral, entre 53 competidores, Brentano concluiu a prova com o tempo de 6h58min08seg. “Sempre fui fã de longas distâncias, necessito de desafios, é algo que me mantém vivo e motivado.”
Para ele, as maiores dificuldades desse tipo de prova são as condições do terreno e a altimetria acumulada. “Mal dá tempo de piscar, é preciso estar atento ao terreno. Raízes expostas e pedras são só alguns dos obstáculos que podem comprometer a prova e toda uma preparação.”
A apreço pelas corridas iniciou em 2016, quando o Brutus do Gaúcho começou a participar das provas de trail. “Desbravar novas trilhas, conhecer novos lugares, admirar paisagens sem igual, fazer tudo isso correndo é sensacional.”
“Sempre fui apaixonada pela natureza”
Luana Taís Schneider, de Estrela, conta que a primeira participação em Circuito de Trilhas e Montanhas foi em março de 2017, em Salto Ventoso, em Farroupilha.
Desde então, não parou mais. “Sempre fui apaixonada pela natureza. Depois que participei da primeira prova, sabia que tinha encontrado meu ‘lugar’ dentro da corrida.”
Em 2017, ela percorreu trajeto de seis quilômetros. Nesse domingo, participou das provas de 15, 20km. “São provas que trabalham força, concentração, equilíbrio entre mente e corpo, pois se sua mente diz que você consegue você persiste até o fim.”
Destaca que as principais dificuldades enfrentadas pelos atletas são a altimetria e o terreno irregular, com barro, galhos, pedras e água. “Qualquer descuido pode levar a alguma lesão.”
A atleta participou de todas as provas do circuito, ocupando a segunda colocação na faixa etária, mas conquistar o título não é o principal objetivo. “Temos mais três etapas pela frente, pretendo fazer o percurso longo em alguma delas, mas nada definido. A cada etapa é um novo desafio e tudo pode acontecer.”
Brutus no pódio
Com 51 participantes, o Brutus do Gaúcho foi a segunda maior equipe. Ficou atrás apenas do Sesi, de Portão. No total, a equipe teve seis representantes entre os cinco primeiros gerais.
Angela Schardon (3º lugar nos 6km feminino), Luken Goettems (3º lugar nos 17km masculino), Guilherme Pretto (5º lugar nos 17km masculino), Geovane Griesang (1º lugar nos 32km masculino) e Franciele da Rosa (4º lugar nos 32km feminino).
O grupo também teve outros 25 atletas premiados nas categorias. “Foi um evento magnífico, ocorreu tudo como previmos, não houve contratempos”, destaca Pretto, um dos responsáveis pela equipe.