Um guia dos princípios, responsabilidades e valores compartilhados por todas as pessoas que fazem a Cooperativa Languiru. Esse é o principal propósito do Manual de Transparência, Ética e Conduta da Cooperativa Languiru (MTEC).
O MTEC é um dos desdobramentos do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, desenvolvido pela Languiru desde junho do ano passado. Trata-se da implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão.
O presidente Dirceu Bayer destaca que todo esse processo, que ainda aborda a preparação das futuras lideranças, tanto na sucessão familiar das propriedades dos associados como na gestão administrativa da cooperativa, culmina com a reforma do estatuto, a implantação do Manual de Transparência, Ética e Conduta, o desenvolvimento de políticas de gestão e a elaboração e atualização de regimentos internos, que auxiliarão na adaptação de uma nova realidade. “Esse manual abrange todas as pessoas que se relacionam com a Languiru. Todo seu processo de construção e conteúdo está alicerçado nos princípios do cooperativismo, na expectativa de que a Languiru siga mantendo sua notável e ilibada reputação”, explica Bayer.
Conteúdo do manual
O conteúdo do MTEC foi detalhado pela advogada da Languiru, Renata Ribeiro Madalosso Rosa, e pelo advogado e consultor da cooperativa, Lucas Martins Dias, sócio do escritório LMDias Advocacia Empresarial, em reunião com a diretoria política e executiva, gerência executiva e de negócio e coordenação setorial, realizada no mês de julho.
As diretrizes gerais do documento estão alicerçadas na filosofia da Languiru, reproduzindo os princípios e valores que norteiam as atividades desenvolvidas pela cooperativa ao longo de toda sua história e que, a partir desse manual, passam a ser ferramenta integrante e formal da estrutura corporativa. O conteúdo está dividido em diferentes padrões de comportamento exigíveis pela Languiru, para todas as pessoas que se relacionam com a cooperativa. Significa dizer que, desde os funcionários, passando pelos associados e fornecedores, todos poderão consultar no documento quais condutas a cooperativa preza como corretas e incorretas no seu dia a dia.
Conforme Renata e Dias, a partir desse documento, serão criados procedimentos de condutas, com o desenvolvimento e implantação das políticas de gestão. “Serão organizadas reuniões internas pelo Setor de Recursos Humanos, reuniões de coordenadores setoriais, além de treinamentos e, inclusive, divulgação do manual junto aos contratos com terceiros. O material detalha a conduta que a Languiru exige de todos, onde o respeito está acima de tudo”, explica Renata.
Além de impresso, o MTEC, assim como o estatuto social e a filosofia da Languiru, estão disponíveis no site da cooperativa – www.languiru.com.br.
Canal de denúncias
Outra ação decorrente do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas é o novo Canal de Denúncia e Sugestões disponibilizado pela Languiru. Em caso de identificação de práticas potencialmente ofensivas aos termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta e/ou à legislação nacional e internacional em vigor, a cooperativa orienta a encaminhar tais denúncias por meio dessa ferramenta, que está disponível no site www.contatoseguro.com.br/cooplanguiru.