Natural de Sério, a estudante de Relações Internacionais, Tauana de Freitas, 20, participou no início do mês de um trabalho voluntário na África do Sul.
• O que te motivou a escolher a África do Sul?
A África do Sul tem uma cultura muito forte com suas músicas, vestimentas, línguas, o que me atraiu muito como estudante de Relações Internacionais. Além disso, tem toda a questão histórica do apartheid que envolveu questões políticas, raciais e de desigualdade social que para um estudante também é muito interessante. Os animais africanos e os safaris são outro atrativo da região. Era um sonho meu fazer essas atividades.
• O que você foi fazer lá?
Fui fazer trabalho voluntário em uma reserva que tem como objetivo ajudar na conservação e reabilitação de grandes animais. Atividades diárias envolvem cuidar de elefantes, leões e antílopes. Também aproveitei para viajar pelo país que é conhecido por ter o pôr-do-sol mais lindo do mundo.
• O que mais te chamou a atenção no período em que esteve lá?
A escassez de água, desigualdade social, o quanto o apartheid modificou a vida dos africanos e o quanto Nelson Mandela é simbólico para eles.
• O que mudou na sua vida após essa experiência?
Passei a dar mais valor ao tempo, pois ele propicia momentos que jamais serão esquecidos. Aprendi a ser corajosa. Não deixar de fazer algo por medo. As oportunidades estão aí, ao nosso alcance, basta acreditar. Mandela disse uma vez que “´é impossível até que seja feito”. Também, que somos diferentes, temos culturas, costumes e simbologias diferentes, mas que temos que respeitar uns aos outros como iguais. A gentileza move as pessoas, e as pessoas movem o mundo.
As melhores sensações que tive era quando eu olhava para o horizonte, abria os braços e gritava ao vento o quão alto e duradouro eu quisesse. A sensação de liberdade, de não me importar com o que os outros estavam pensando sobre mim. Isso fez com que eu me sentisse aliviada e feliz. Eu sentia como se pudesse ser a Tauana que quisesse. Sem pressão, sem rótulos, sem compromisso, agenda lotada, sem deveres.
• Quais as diferenças e similaridades entre a África e o Brasil?
Brasil e África do Sul são famosos por terem povos simpáticos e calorosos. Os dois são “países coloridos” e com culturas afro muito fortes.
Na África, temos os extremos: pessoas muito ricas e pessoas muito pobres, já no Brasil, temos várias consideradas classe média. O futebol é esporte aqui e o rugby é mais forte na África.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br