A bola começa a rolar em sete municípios a partir deste domingo. Organizado pela Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), o Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi integra 1,6 mil atletas. Eles representam 31 clubes, com 54 times nas três categorias – 21 na aspirante, 21 na titular e 12 na veterano.
Na quinta-feira à noite, dezenas de dirigentes, atletas e admiradores do futebol amador participaram do lançamento da competição, em Lajeado.
Durante o evento, o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, enalteceu a importância do certame para a integração das comunidades. “É um dos maiores campeonatos amadores do estado.”
Até dezembro, 236 partidas serão realizadas nas três categorias. Os times veteranos entram em campo somente no dia 5 de agosto. Já aspirantes e titulares estreiam neste domingo, às 13h30min e às 15h30min, respectivamente. (veja box com a primeira rodada).
Fórmula de disputa
Nas categorias titular e aspirante, as 21 equipes estão divididas em três chaves com sete clubes. Na fase classificatória, se enfrentam dentro dos grupos. Avançam as cinco primeiras de cada chave à segunda fase, mais o melhor sexto colocado entre as três. Os confrontos das oitavas de final serão em forma de ranqueamento. O primeiro colocado geral encara o 16º e assim por diante.
Os clubes com melhor campanha jogam por dois empates. Em caso de uma vitória e uma derrota (independente do saldo), o classificado será definido nas penalidades. Quem tiver a melhor disciplina leva o segundo jogo para casa.
Duas equipes buscam o tetra
No início da década de 1990, o EC Brasil, de Marques de Souza, fez história ao conquistar três campeonatos regionais consecutivos. Na edição passada, o time foi eliminado nas oitavas de final e busca melhorar a colocação neste ano.
Com os títulos em 1994, 2005 e 2011, o Rui Barbosa, de Arroio do Meio, aposta no entrosamento dos atletas. Do grupo de jogadores vice-campeão municipal neste ano, mais da metade permaneceu para a disputa da competição.
Curiosidades
* Dos 24 participantes do campeonato no ano passado, 14 permaneceram nesta edição. Entre os ausentes, o atual terceiro colocado, União Carneiros (Lajeado).
* Há probabilidade de o Vale do Taquari conhecer um novo campeão regional em 2018. Dos 20 detentores de títulos da Aslivata, apenas cinco participam neste ano. Os tricampeões Rui Barbosa (Arroio do Meio) e Brasil (Marques de Souza); e os campeões Juventude (Westfália) e Ser São Cristóvão (Lajeado) e Flor de Maio (Venâncio Aires).
* Lajeado é o município com maior número de títulos no Regional (oito taças). Na sequência, aparecem Teutônia (seis), Arroio do Meio e Venâncio Aires (cinco).
* Gaúcho, de Teutônia, e Ser São Cristóvão, de Lajeado, são as equipes que mais chegaram à final. Foram cinco decisões cada. O Gaúcho conquistou três títulos. Já o São Cri venceu apenas a final de 1995.
* Juventude (Venâncio Aires) e Rui Barbosa (Arroio do Meio) chegaram à final quatro vezes. Esperança (Teutônia) e União Campestre (Lajeado) foram finalistas três vezes.
*Outra equipe que chegou a três decisões foi o Sete de Setembro (Arroio do Meio). A agremiação perdeu as decisões de 1987 (Gaúcho), 1993 (Brasil) e 2007 (União Carneiros)
* Quatro equipes são tricampeãs da Aslivata. É o caso do Gaúcho (Teutônia), Rui Barbosa (Arroio do Meio), União Campestre (Lajeado) e Brasil (Marques de Souza). O Brasil foi o único a conseguir os três títulos seguidos (1991, 1992 e 1993)
*Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia foram as cidades que mais vezes tiveram representantes na final. Lajeado esteve em 11 decisões. Arroio do Meio e Teutônia, em nove
* Somente em quatro competições dois clubes da mesma cidade decidiram a taça. Em 1995, São Cristóvão venceu o Olarias. Em 2008, o União Campestre conquistou a taça sobre o Ser São Cristóvão. Em 2010, o Santo André venceu o União Carneiros na decisão. No ano passado, Flor de Maio venceu o Palanque na decisão entre times de Venâncio Aires.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br