Um dos maiores amadores do estado inicia neste domingo

Regional Certel/Sicredi

Um dos maiores amadores do estado inicia neste domingo

Cerca de 1,6 mil atletas participam do torneio organizado pela Aslivata. Eles representam 54 times nas três categorias

Um dos maiores amadores do estado inicia neste domingo

A bola começa a rolar em sete municípios a partir deste domingo. Organizado pela Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), o Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi integra 1,6 mil atletas. Eles representam 31 clubes, com 54 times nas três categorias – 21 na aspirante, 21 na titular e 12 na veterano.

Na quinta-feira à noite, dezenas de dirigentes, atletas e admiradores do futebol amador participaram do lançamento da competição, em Lajeado.

Durante o evento, o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, enalteceu a importância do certame para a integração das comunidades. “É um dos maiores campeonatos amadores do estado.”

Até dezembro, 236 partidas serão realizadas nas três categorias. Os times veteranos entram em campo somente no dia 5 de agosto. Já aspirantes e titulares estreiam neste domingo, às 13h30min e às 15h30min, respectivamente. (veja box com a primeira rodada).

Fórmula de disputa

Nas categorias titular e aspirante, as 21 equipes estão divididas em três chaves com sete clubes. Na fase classificatória, se enfrentam dentro dos grupos. Avançam as cinco primeiras de cada chave à segunda fase, mais o melhor sexto colocado entre as três. Os confrontos das oitavas de final serão em forma de ranqueamento. O primeiro colocado geral encara o 16º e assim por diante.

Os clubes com melhor campanha jogam por dois empates. Em caso de uma vitória e uma derrota (independente do saldo), o classificado será definido nas penalidades. Quem tiver a melhor disciplina leva o segundo jogo para casa.

Duas equipes buscam o tetra

No início da década de 1990, o EC Brasil, de Marques de Souza, fez história ao conquistar três campeonatos regionais consecutivos. Na edição passada, o time foi eliminado nas oitavas de final e busca melhorar a colocação neste ano.

Com os títulos em 1994, 2005 e 2011, o Rui Barbosa, de Arroio do Meio, aposta no entrosamento dos atletas. Do grupo de jogadores vice-campeão municipal neste ano, mais da metade permaneceu para a disputa da competição.

Kochhann  enalteceu a importância do certame para a integração das comunidades

Kochhann enalteceu a importância do certame para a integração das comunidades

Curiosidades

* Dos 24 participantes do campeonato no ano passado, 14 permaneceram nesta edição. Entre os ausentes, o atual terceiro colocado, União Carneiros (Lajeado).

* Há probabilidade de o Vale do Taquari conhecer um novo campeão regional em 2018. Dos 20 detentores de títulos da Aslivata, apenas cinco participam neste ano. Os tricampeões Rui Barbosa (Arroio do Meio) e Brasil (Marques de Souza); e os campeões Juventude (Westfália) e Ser São Cristóvão (Lajeado) e Flor de Maio (Venâncio Aires).

* Lajeado é o município com maior número de títulos no Regional (oito taças). Na sequência, aparecem Teutônia (seis), Arroio do Meio e Venâncio Aires (cinco).

* Gaúcho, de Teutônia, e Ser São Cristóvão, de Lajeado, são as equipes que mais chegaram à final. Foram cinco decisões cada. O Gaúcho conquistou três títulos. Já o São Cri venceu apenas a final de 1995.

* Juventude (Venâncio Aires) e Rui Barbosa (Arroio do Meio) chegaram à final quatro vezes. Esperança (Teutônia) e União Campestre (Lajeado) foram finalistas três vezes.

*Outra equipe que chegou a três decisões foi o Sete de Setembro (Arroio do Meio). A agremiação perdeu as decisões de 1987 (Gaúcho), 1993 (Brasil) e 2007 (União Carneiros)

* Quatro equipes são tricampeãs da Aslivata. É o caso do Gaúcho (Teutônia), Rui Barbosa (Arroio do Meio), União Campestre (Lajeado) e Brasil (Marques de Souza). O Brasil foi o único a conseguir os três títulos seguidos (1991, 1992 e 1993)

*Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia foram as cidades que mais vezes tiveram representantes na final. Lajeado esteve em 11 decisões. Arroio do Meio e Teutônia, em nove

* Somente em quatro competições dois clubes da mesma cidade decidiram a taça. Em 1995, São Cristóvão venceu o Olarias. Em 2008, o União Campestre conquistou a taça sobre o Ser São Cristóvão. Em 2010, o Santo André venceu o União Carneiros na decisão. No ano passado, Flor de Maio venceu o Palanque na decisão entre times de Venâncio Aires.

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais