O Brutus do Gaúcho, em Arroio do Meio, é um dos principais divulgadores das corridas de trilhas no Vale. Neste sábado, sedia a quarta etapa do Circuito Gaúcho de Trilhas e Montanhas.
Brutus é um personagem de desenho animado de aparência forte que tenta, a todo custo, convencer Olivia Palito a ser sua namorada e, assim, ser melhor que Popeye.
O grupo surgiu em novembro de 2016, sob a liderança de Pedro Jung e Duda Pires. Durante os treinos, eles corriam da sede do clube União, em Arroio Grande, até o Morro Gaúcho. Quase dois anos depois da fundação, a entidade reúne 65 associados de sete municípios do RS – Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Teutônia.
Pioneira no estado como associação de trail runner, tem como prioridade participar de eventos de corrida em trilhas e montanhas, mas não se limita a isso. Corridas de rua em diversos lugares do estado também constam na agenda. “Nosso foco é o Campeonato Gaúcho de Corrida em Trilhas e Montanhas (CGCTM) composto por sete provas distribuídas em todo o estado”, conta o tesoureiro, Guilherme Pretto.
Ele relata que o Brutus tem uma boa participação em provas de corridas com obstáculo no estado. O Mega Race, em Bom Retiro do Sul, é o mais importante.
Pretto destaca que, além de desenvolver o esporte no Vale do Taquari, o grupo visa conseguir descontos em eventos de corridas em trilha, corridas em rua e também para combinação de treinos coletivos.
Durante o ano, a equipe realiza duas assembleias ordinárias, com a participação de todos os sócios. Nos encontros, são expostos os eventos que a equipe participará no semestre, os projetos em andamento e demais assuntos relevantes.
Sobre o crescimento do esporte, destaca que as pessoas estão a cada dia se conscientizando mais sobre a importância da saúde para uma vida mais longa e de qualidade. “O esporte é uma ótima opção para buscar essa saúde e a corrida acaba sendo a principal atividade, por ser um esporte simples e apaixonante”, diz.
Como se associar
Basta enviar e-mail para brutusdogaucho@gmail.com, para receber uma breve explicação sobre a finalidade da entidade e a ficha de inscrição.
Após o preenchimento, é preciso efetuar o pagamento da primeira mensalidade. Novos associados recebem uma camiseta e um boné da equipe.
Outras atividades
Com o objetivo de difundir, apoiar e usufruir de atividades esportivas na natureza, a entidade não se limita a corridas e caminhadas. Busca estimular a preservação dos recursos naturais do Vale do Taquari que permitem a prática de canoagem, montanhismo e acampamentos.
Além disso, o Brutus quer transformar a área do Morro Gaúcho em local para a prática de atividades esportivas e de turismo ecológico, sempre de modo sustentável.
Etapa do Circuito Trilhas e Montanhas
Mais de 770 pessoas estão inscritas na 4ª Etapa do Circuito de Trilhas e Montanhas, denominada de Trilhas do Gaúcho, que será realizada neste sábado, em Arroio do Meio. A competição terá distâncias de 5,5 km, 16km, 30km e 50km.
O evento é uma realização da L&E Eventos Ltda, com apoio do grupo de corrida Brutus do Gaúcho e governo de Arroio do Meio.
Participam corredores uruguaios e de estados como SC, PR, MG, RJ, SP e CE. É a primeira vez que o RS sedia uma corrida da Internacional Trail Runing Association (Itra), gerando pontos para credenciamento de atletas a etapas internacionais.
A concentração ocorre no Sport Clube União, em Arroio Grande, com recepção a partir das 8h. No local, haverá refeições – almoço, janta e lanches.
A largada da categoria 50 km ocorre às 10h. A de 30km, às 12h. E a de 16,5km e 5,5 km às 13h30min. Ao longo do percurso haverá pontos de hidratação.
O evento contará com suporte de emergência e urgência. Haverá sanitários e guarda-volumes.
É proibida a participação com animais, caso seja verificada, o participante será desclassificado. Toda irregularidade ou atitude antidesportiva será passível de desclassificação.
“É a etapa mais difícil”
Terceiro colocado na faixa etária em 2017, na prova de 17km, Ítalo Buzatta de Oliveira, 25, busca melhorar a colocação neste ano. Além dos treinos normais de corrida, ele começou a pedalar e nadar para melhorar o rendimento.
Participando de todas as etapas do circuito, ele considera a prova de Arroio do Meio a mais diferente. “É a etapa mais difícil. Tem mais altimetria, subida, mas quando você chega no topo do Morro a vista compensa, é muito gratificante.”
Entrevista
“Corro pelo prazer que me proporciona.”
O financiário, Guilherme Pretto, 34, de Arroio do Meio, é um dos divulgadores do Brutus do Gaúcho pelo estado.
A Hora – Há quanto tempo corre?
Guilherme Pretto – Iniciei na corrida em 2008, mas comecei a competir há menos de quatro anos.
Como as corridas ajudaram na sua vida?
Pretto – Inicialmente a corrida surgiu como uma forma de perda e manutenção de peso. Com o passar do tempo, tornou-se uma terapia. Hoje ela é fundamental para meu equilíbrio físico e mental.
Para você, existem horários melhores para treinar? Quais são?
Pretto – Não vejo a corrida como uma prática esportiva com horário definido, mas disciplina é fundamental para conquistar algum objetivo. Me habituei a treinar no fim da tarde em dias de semana e pela manhã aos fins de semana.
Qual sua distância preferida?
Pretto – Procuro participar de corridas de distâncias variadas, mas tenho gosto por corridas de 10 quilômetros.
Quantos quilômetros corre por dia? Por semana?
Pretto – Tento executar uma média de três treinos de corrida por semana. Durante a semana, realizo dois treinos de cerca de 10 quilômetros e um de 15 a 20 quilômetros no fim de semana. Em paralelo aos treinos de corrida, faço musculação e Pilates, exercícios fundamentais para melhorar os resultados nas corridas.
Tem uma ideia de quantos quilômetros você já correu?
Pretto – Nunca tinha pensado nisso, mas não me preocupo com isso, corro pelo prazer que me proporciona.