Superação, força e companheirismo

Atletismo

Superação, força e companheirismo

O Brutus do Gaúcho, em Arroio do Meio, é um dos principais divulgadores das corridas de trilhas no Vale. Neste sábado, sedia a quarta etapa do Circuito Gaúcho de Trilhas e Montanhas. Brutus é um personagem de desenho animado de…

Superação, força e companheirismo

O Brutus do Gaúcho, em Arroio do Meio, é um dos principais divulgadores das corridas de trilhas no Vale. Neste sábado, sedia a quarta etapa do Circuito Gaúcho de Trilhas e Montanhas.

Brutus é um personagem de desenho animado de aparência forte que tenta, a todo custo, convencer Olivia Palito a ser sua namorada e, assim, ser melhor que Popeye.

O grupo surgiu em novembro de 2016, sob a liderança de Pedro Jung e Duda Pires. Durante os treinos, eles corriam da sede do clube União, em Arroio Grande, até o Morro Gaúcho. Quase dois anos depois da fundação, a entidade reúne 65 associados de sete municípios do RS – Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Teutônia.

Pioneira no estado como associação de trail runner, tem como prioridade participar de eventos de corrida em trilhas e montanhas, mas não se limita a isso. Corridas de rua em diversos lugares do estado também constam na agenda. “Nosso foco é o Campeonato Gaúcho de Corrida em Trilhas e Montanhas (CGCTM) composto por sete provas distribuídas em todo o estado”, conta o tesoureiro, Guilherme Pretto.

Equipe criada em novembro de 2016 têm 65 associados, de sete municípios de diversas regiões do estado

Equipe criada em novembro de 2016 têm 65 associados, de sete municípios de diversas regiões do estado

Ele relata que o Brutus tem uma boa participação em provas de corridas com obstáculo no estado. O Mega Race, em Bom Retiro do Sul, é o mais importante.

Pretto destaca que, além de desenvolver o esporte no Vale do Taquari, o grupo visa conseguir descontos em eventos de corridas em trilha, corridas em rua e também para combinação de treinos coletivos.

Durante o ano, a equipe realiza duas assembleias ordinárias, com a participação de todos os sócios. Nos encontros, são expostos os eventos que a equipe participará no semestre, os projetos em andamento e demais assuntos relevantes.

Sobre o crescimento do esporte, destaca que as pessoas estão a cada dia se conscientizando mais sobre a importância da saúde para uma vida mais longa e de qualidade. “O esporte é uma ótima opção para buscar essa saúde e a corrida acaba sendo a principal atividade, por ser um esporte simples e apaixonante”, diz.

Como se associar

Basta enviar e-mail para brutusdogaucho@gmail.com, para receber uma breve explicação sobre a finalidade da entidade e a ficha de inscrição.

Após o preenchimento, é preciso efetuar o pagamento da primeira mensalidade. Novos associados recebem uma camiseta e um boné da equipe.

 

2018_07_28_Arquivo Pessoal_brutus do gaúcho 3

(SEM LEGENDA)

Outras atividades

Com o objetivo de difundir, apoiar e usufruir de atividades esportivas na natureza, a entidade não se limita a corridas e caminhadas. Busca estimular a preservação dos recursos naturais do Vale do Taquari que permitem a prática de canoagem, montanhismo e acampamentos.

Além disso, o Brutus quer transformar a área do Morro Gaúcho em local para a prática de atividades esportivas e de turismo ecológico, sempre de modo sustentável.


 

Etapa do Circuito Trilhas e Montanhas

Mais de 770 pessoas estão inscritas na 4ª Etapa do Circuito de Trilhas e Montanhas, denominada de Trilhas do Gaúcho, que será realizada neste sábado, em Arroio do Meio. A competição terá distâncias de 5,5 km, 16km, 30km e 50km.

O evento é uma realização da L&E Eventos Ltda, com apoio do grupo de corrida Brutus do Gaúcho e governo de Arroio do Meio.

Participam corredores uruguaios e de estados como SC, PR, MG, RJ, SP e CE. É a primeira vez que o RS sedia uma corrida da Internacional Trail Runing Association (Itra), gerando pontos para credenciamento de atletas a etapas internacionais.

A concentração ocorre no Sport Clube União, em Arroio Grande, com recepção a partir das 8h. No local, haverá refeições – almoço, janta e lanches.

A largada da categoria 50 km ocorre às 10h. A de 30km, às 12h. E a de 16,5km e 5,5 km às 13h30min. Ao longo do percurso haverá pontos de hidratação.

O evento contará com suporte de emergência e urgência. Haverá sanitários e guarda-volumes.

É proibida a participação com animais, caso seja verificada, o participante será desclassificado. Toda irregularidade ou atitude antidesportiva será passível de desclassificação.

“É a etapa mais difícil”

Terceiro colocado na faixa etária em 2017, na prova de 17km, Ítalo Buzatta de Oliveira, 25, busca melhorar a colocação neste ano. Além dos treinos normais de corrida, ele começou a pedalar e nadar para melhorar o rendimento.

Participando de todas as etapas do circuito, ele considera a prova de Arroio do Meio a mais diferente. “É a etapa mais difícil. Tem mais altimetria, subida, mas quando você chega no topo do Morro a vista compensa, é muito gratificante.”


16_AHORA

Entrevista

“Corro pelo prazer que me proporciona.”

O financiário, Guilherme Pretto, 34, de Arroio do Meio, é um dos divulgadores do Brutus do Gaúcho pelo estado.

A Hora – Há quanto tempo corre?

Guilherme Pretto – Iniciei na corrida em 2008, mas comecei a competir há menos de quatro anos.

Como as corridas ajudaram na sua vida?

Pretto – Inicialmente a corrida surgiu como uma forma de perda e manutenção de peso. Com o passar do tempo, tornou-se uma terapia. Hoje ela é fundamental para meu equilíbrio físico e mental.

Para você, existem horários melhores para treinar? Quais são?

Pretto – Não vejo a corrida como uma prática esportiva com horário definido, mas disciplina é fundamental para conquistar algum objetivo. Me habituei a treinar no fim da tarde em dias de semana e pela manhã aos fins de semana.

Qual sua distância preferida?

Pretto – Procuro participar de corridas de distâncias variadas, mas tenho gosto por corridas de 10 quilômetros.

Quantos quilômetros corre por dia? Por semana?

Pretto – Tento executar uma média de três treinos de corrida por semana. Durante a semana, realizo dois treinos de cerca de 10 quilômetros e um de 15 a 20 quilômetros no fim de semana. Em paralelo aos treinos de corrida, faço musculação e Pilates, exercícios fundamentais para melhorar os resultados nas corridas.

Tem uma ideia de quantos quilômetros você já correu?

Pretto – Nunca tinha pensado nisso, mas não me preocupo com isso, corro pelo prazer que me proporciona.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais