“O Negócios em Pauta transformou a nossa empresa”

Negócios

“O Negócios em Pauta transformou a nossa empresa”

Empresa de software alterou gestão e ampliou gama de serviços a partir do projeto

“O Negócios em Pauta transformou a nossa empresa”
Vale do Taquari

Iniciado em fevereiro de 2017, o projeto Negócios em Pauta surgiu diante da necessidade de incentivar práticas de gestão e empreendedorismo no Vale do Taquari. Por meio de workshops, de um caderno periódico e desenvolvido com parcerias institucionais, a proposta foi fazer a diferença e gerar novos resultados para as empresas.

Uma das organizações parceiras do projeto é a MC Software, onde os reflexos do projeto já se traduziram em números. De acordo com o proprietário da empresa, Cleber Holz, a participação no Negócios em Pauta resultou uma transformação nos negócios.

Segundo ele, foi possível melhorar os processos internos e externos, de forma a melhorar o desempenho e abrir portas para novos mercados. “Começamos a acompanhar e a devorar o conteúdo apresentado.”

Um dos benefícios, afirma, foi melhorar a organização interna da empresa. “Teve muitas palestras que aplicamos na própria empresa, como as de gestão financeira e planejamento. Com isso, obtivemos melhores resultados que nos permitem crescer.”

Além disso, aponta, permitiu uma nova visão sobre o próprio negócio. Segundo ele, o sistema da MC Software sempre foi completo, mas muitas das funcionalidades eram deixadas de lado por falta de uso ou porque os clientes não pediam.

2018_07_24_Thiago Maurique_MC_Software

“Nos workshops, conseguimos aflorar tudo aquilo que gostaríamos de fazer, como apresentar para o cliente ferramenta de fluxo de caixa e indicadores”, relata. Conforme o empresário, antes do projeto, a empresa vendia apenas o sistema de notas ou outras soluções voltadas apenas para as obrigações governamentais dos clientes.

“O Negócios em Pauta trouxe a visão diferente de parar de vender só nota e passar a vender soluções completas para a gestão das empresas”, alega. Ressalta que, para implementar essa nova visão, foi necessário alterar a forma de trabalho.

“Ficou mais complexo. Hoje atendemos a parte governamental, mas não saímos mais para vender nota”, destaca. Segundo ele, a empresa teve um salto de qualidade. Hoje, além de clientes do Vale do Taquari, atende organizações da Serra Gaúcha, Região Metropolitana e algumas de fora do RS.

Trabalho em gestão

De acordo com Holz, a busca por mercado fora da região se faz necessária, uma vez que nem todas as empresas do Vale compreendem a necessidade de trabalhar as questões da gestão. Para ele, isso ocorre por ser uma região rica e com grande variedade de mercados.

“Os negócios tendem a dar certo mesmo com pouca gestão. Mas em outras regiões esse modelo não funciona da mesma forma”, acredita. Segundo ele, muitos gestores ainda tomam as decisões sem base em números ou outras evidências empíricas, o que atrapalha o desenvolvimento dos negócios.

Potencial tecnológico

O proprietário da MC Software destaca ainda o potencial regional para o mercado de tecnologia. Cita como exemplo um cliente de Porto Alegre que descobriu a empresa por meio de uma pesquisa no Google.

“Eles nos acharam e se disseram que se mostraram admirados com a quantidade de empresas do ramo que existem na região”, aponta. Ressalta o papel da Univates, que além de manter um polo tecnológico por meio do Tecnovates, ainda oferece mão de obra qualificada que supre as necessidades do mercado de trabalho do segmento.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais