Feira do livro repete sucesso e deixa lições

Capitão - arte e cultura de capitão

Feira do livro repete sucesso e deixa lições

A sexta edição da Feira do Livro e Mostra de Trabalhos, promovida pela Secretaria da Educação em parceria com as escolas da cidade, repetiu sucesso e propagou iniciativas voltadas ao bem-estar e à qualificação do aprendizado. Mais de 600 alunos participaram

Feira do livro repete sucesso e deixa lições
Vale do Taquari

Mais de 2,3 mil livros agora permeiam a comunidade capitanense. Pais, alunos e escolas do município participaram das programações da sexta edição da Feira do Livro de Capitão e levaram para casa exemplos e incentivos à leitura para toda a família. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a programação se estendeu entre 17 e 20 de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber.

O grupo A Hora, com o projeto A Hora da Criança, desenvolveu atividades com os alunos na sexta-feira, 20, discutindo temas como o uso consciente da tecnologia e o valor dos sentimentos. Junto à feira, os visitantes ainda puderam conferir show de mágica, palestras, encontro com escritores, atividades culturais e artísticas, espetáculo da Orquestra Sinfônica de Capitão e a mostra de trabalhos dos alunos da escola.

Amanda Pederiva

Para a professora de musicalização infantil, Patrícia Schneider, prestigiar o trabalho da criança desperta a sede de aprender mais, o que se reflete diretamente no rendimento em sala de aula. “É incrível ver o orgulho dos pequenos quando enxergam pais, irmãos, avós e dindos apreciando os frutos das atividades realizadas na escola”, diz.

O incentivo nos estudos se espelha também no dia a dia das crianças. A aluna Amanda Campos dos Santos, 8, gosta de estudar nas horas vagas. “Eu quero muito ser professora e preciso saber de muitas coisas para poder ensinar as crianças do futuro”, disse.

Os livros também conquistaram Amanda Pederiva, 9, que como hobby gosta de escrever textos. “Pretendo ser uma cientista. Quero salvar vidas e ajudar o nosso planeta”, revela.

Grupo A Hora, por meio do projeto A Hora da Criança, desenvolveu atividades de reflexão e destacou a importância da leitura para a formação do indivíduo e seu valor para o aprendizado

Bons hábitos

Conforme a professora Patrícia, o incentivo à leitura abre um leque de diversas possibilidades e experiências para as crianças. “Não basta incentivar, também é preciso disponibilizar a elas o contato com os livros”, diz.

Amanda Campos dos Santos

Para ela, o contato com os escritores consegue transmitir aos jovens a magia que existe por trás de uma história. “Os alunos passam a entender como um livro nasce e isso os aproxima do desejo de querer conhecer mais”, analisa.

Vale livro

Para oportunizar a todos os alunos a compra de pelo menos um livro, a administração municipal de Capitão disponibilizou 755 vales aos alunos, investindo mais de R$ 16 mil.

Num segundo momento, proporcionar o contato com uma livraria, onde as pessoas possam manusear, ver imagens, figuras, ler sinapses, tocar, desperta em qualquer um a vontade de ter o seu livro e isso é essencial, além de ser lindo, porque quem acompanha um pouco as visitas à feira, vê os olhos das pessoas brilharem quando elas encontram aquele livro “que elas vão levar para casa.” E isso é incrível!

Programações especiais atrairam famílias inteiras para a feira

Foram parceiros da feira a prefeitura municipal de Capitão, Sesc, Sicredi e Livraria Armazém.

Acompanhe
nossas
redes sociais