Facebook tenta banir perfis de menores de 13 anos

Vale do Taquari

Facebook tenta banir perfis de menores de 13 anos

Rede social cria mecanismo de verificação da idade de usuários jovens

Facebook tenta banir perfis de menores de 13 anos
Vale do Taquari

Oficialmente proibido para menores de 13 anos, o Facebook tenta barrar as páginas de crianças e pré-adolescentes que ingressam nas redes sociais da empresa. Nesta semana, a organização anunciou um mecanismo para verificar a idade de perfis suspeitos de mentir a idade para ter acesso ao Facebook ou Instagram.

Até então, era comum ver páginas de crianças e pré-adolescentes em ambas as redes sociais. Bastava que o usuário colocasse que tem 13 anos ou mais no momento de inscrever o perfil. As páginas só eram verificadas em caso de denúncia específica sobre a idade.

Com a medida, em caso de qualquer denúncia, os perfis passarão pela verificação. Se a suspeita for confirmada, as contas do Facebook e do Instagram serão bloqueadas, e os mediadores solicitarão provas de que o usuário tem mais de 13 anos, como uma foto da carteira de identidade.

06_AHORA

Pai de um adolescente de 14 anos, o almoxarife Flávio Reis, 48, acredita que a medida é positiva diante do grande número de crianças e pré-adolescentes com acesso à rede social. “Não consigo ver tudo o que o meu filho acessa e sabemos que tem muita porcaria nas redes sociais.”

Segundo ele, é comum ver jovens que deixam de estudar e de ler para ficar conectados, principalmente no celular.

Ajudante de frigorífico, Andrea Maria, 29, concorda. Mãe de um jovem de 14 anos, afirma que o próprio filho fica mais nas redes sociais do que ela gostaria. “Fico em cima e só deixo ele usar depois da escola, após às 18h, mas não consigo controlar tudo que ele usa.”

Já a técnica em Enfermagem Camila Ribeiro, 31, prefere ter acesso às senhas usadas pelo filho de 13 anos para acessar as redes sociais. “Todo dia dou uma olhadinha”, diz. Para crianças menores, acredita ser positivo a proibição. Segundo ela, muitas crianças cujos pais não têm controle acabam passando tempo demais na rede social.

Verificação complexa

No comunicado oficial, a vice-presidente global de Políticas de Conteúdo do Facebook, Monika Bickert, afirma que a empresa aumentou a equipe que revisa as denúncias de conteúdos na rede social. Hoje, são mais de 7,5 mil revisores contratados.

06_AHORA1

Segundo a nota assinada por Monika, o trabalho de verificação é complexo devido ao grande número de usuários da plataforma. Mais de 1,4 bilhão de pessoas usam o Facebook todos os dias ao redor do mundo.

Combate às fakes

Na quarta-feira, 25, o Facebook removeu da plataforma 196 páginas e 87 contas que atuavam em conjunto para disseminar notícias falsas. Juntas, as páginas tinham mais de meio milhão de seguidores. O conteúdo das páginas era disseminado por grupos políticos como o Movimento Brasil Livre (MBL).

Conforme a empresa, as contas foram removidas por descumprir o código de autenticidade da rede. Segundo o Facebook, elas escondiam a origem dos conteúdos publicados e tinham o propósito de gerar divisão e desinformação.

As páginas banidas tinham uma abordagem conservadora. Entre elas, estão nomes como Jornalivre e O Diário Nacional e Brasil 200. A ação resultou em protestos do MBL contra a empresa.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais