Carreata pede mais gentileza no trânsito

Arroio do Meio

Carreata pede mais gentileza no trânsito

Iniciativa chega à segunda edição e conscientiza condutores para convivência harmônica nas ruas

Carreata pede mais gentileza no trânsito
Arroio do Meio

A cidade sedia neste sábado, 28, a 2ª Carreata da Gentileza. Liderada por empresas locais, a ação tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância de boas práticas no trânsito e promover uma cultura de paz nas ruas do município e rodovias do Vale do Taquari.

A concentração inicia às 9h, em frente às empresas Sulati e Girando Sol, no bairro São Caetano. O trajeto percorrerá as principais ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde haverá uma celebração ecumênica para a bênção de veículos. Organizadores estimam a participação de centenas de pessoas.

O lema desta edição é: “Todo bem que você faz volta para você”. Haverá distribuição de adesivos e cartilhas e conversas com os condutores. Cerca de 50 pessoas atuarão na organização de forma voluntária.

11_AHORA

A iniciativa surgiu de funcionários da empresa Sulati, do ramo de logística, em 2017. De acordo com a proprietária Liselena Dersch Neumann, o propósito é sensibilizar para a necessidade de um trânsito mais consciente e menos violento. Segundo ela, o ato também homenageia os motoristas em alusão ao Dia do Colono e do Motorista.

“É possível que os condutores convivam de forma mais pacífica, tranquila e com respeito. Precisamos conviver nas ruas de modo mais humano”, destaca.

Apoio do Executivo

O coordenador de Indústria e Comércio de Arroio do Meio, Henrique Meneghini, setor ao qual está vinculado o Departamento de Trânsito, enaltece a relevância da iniciativa. “A gente fica muito contente com esse gesto. O poder público tenta fazer valer as regras de trânsito, mas precisa também contribuir em ações de conscientização como essa”, afirma.

Para o coordenador, a mobilidade urbana é um “gargalo” comum na maioria das localidades. O aumento da frota desafia os municípios a formular estratégias para reduzir os acidentes e os problemas de congestionamentos. Campanhas de conscientização sobre a faixa de segurança e a implantação do estacionamento rotativo na área central são exemplos de medidas adotadas no município, destaca.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais