Peça relembra os costumes dos imigrantes italianos

Encantado - A arte pelo caminho

Peça relembra os costumes dos imigrantes italianos

No encerramento da 26ª Settimana dell emigrazzione, grupo Le Arti Per Via da Itália emocionou a comunidade

Peça relembra os costumes dos imigrantes italianos
Encantado

Com o comércio fechado em função do encerramento da 26ª Settimana Dell Emegrazzione Italiana, milhares de pessoas lotaram o ginásio de esportes do Parque João Batista Marchese ontem à tarde para conferir de perto o espetáculo italiano Le Arti per Via.

Ao longo de 33 anos, o grupo de teatro italiano já percorreu mais de 180 países em mais de 380 espetáculos. Pela primeira vez no Vale do Taquari, o presidente da peça, o italiano Gianni Posocco, 72, exemplifica a obra como um museu de tradição popular transformado em um espetáculo.

03_AHORA

“É um museu que vai até as pessoas e leva artesãos e vendedores italianos de 1900”, resume.

Para se aproximar ao máximo da realidade da época da migração, o Le Arti per Via resgata, por meio de pesquisas, instrumentos, costumes, vozes, gestos, músicas e várias profissões comuns da época (sorveteiro, vendedor de jogos, floristas e afiadores de faca).

Ao todo, são mais de 40 personagens, que variam de crianças a senhoras de 89 anos, representados por mais de 55 figurantes que reconstroem o cenário de um mercado público.

Tradição

Neto do italiano Luis Pozzebon, Mauro Rowadoski, 50, relata emocionado que o espetáculo lhe faz lembrar os trejeitos de “italianão” do avô.

03_AHORA1

“É muito bom ter a oportunidade de ver uma peça destas”, diz. Segundo ele, a obra o fez lembrar de ensinamentos que o avô lhe passou há mais de 30 anos.

Com 62 anos, Roque Cornelli vê na Settimana dell’ emigrazzione Italiana uma maneira de reviver o passado das gerações que ajudaram o município a se desenvolver.

“Meus bisavós e meu avô vieram direto da Itália. Os Cornelli estão por todo país”, orgulha-se. Para ele, enaltecer a cultura italiana da cidade é manter a tradição e o legado dos antepassados.

Uma semana

A XXVI Settimana Dell’ emigrazzion Italiana iniciou no dia 19 e encerrou ontem. Ao longo do período, atrações, como filós, danças e comida típica, marcaram a data que celebra a migração e o legado italiano no município.

Para o prefeito Adroaldo Conzati, a cada ano, o evento se fortelece ainda mais nas raízes históricas da cidade.

“Desde nossa gestão passada estávamos planejando trazer o espetáculo Le Arti Per Via, encerrar esta edição com a peça é um motivo de muita alegria para todos nós”, celebra.

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais