Completando a terceira e última semana de viagem, 39 jovens de 16 países do mundo passaram ontem por Estrela durante o Intercâmbio de Acampamento Juvenil promovido pelo Lions na Região Sul.
Inicialmente, os jovens desembarcaram nos aeroportos de Chapecó, Navegantes e Porto Alegre. Divididos em pelo menos 20 cidades pela região, no sábado, eles se reuniram todos em um hotel em Sobradinho para iniciar a integração cultural.
Pela segunda vez no Brasil, o italiano Filipe Rapaga, 19, revela ser um apaixonado pelo país. “Já começo até a aprender a falar um pouco de português”, conta ele enquanto ensaia um “Obrigado”.
Único jovem da Estônia na excursão, Sebastian Yursksehem, 19, conta que o que mais lhe chamou a atenção no Brasil é a receptividade do povo. “Mesmo não sabendo falar nossa língua, eles fazem gestos e nos convidam para compartilhar as coisas”, diz.
Integração
De acordo com Vera Lúcia Frantz, 59, assessora do distrito múltiplo do Lions, que abrange todo a Região Sul, o objetivo do intercâmbio é proporciornar experiência cultural entre os jovens de diferentes países.
“Não é um intercâmbio para estudo ou trabalho. O que queremos é que eles compartilhem experiências e agreguem cultura em seus currículos”, conta Vera.
Segundo ela, o intercâmbio propicia que os jovens fortaleçam laços e, corriqueiramente, acontece de esses intercambistas criarem laços de amizade.“É bem normal eles, depois das viagens, marquerem férias ou Natais juntos”, conta.
Assim como jovens estrangeiros visitam o país pelo Lions, o Lions internacional recebe pelo menos 60 jovens de Santa Catarina pelo mundo neste mesmo período.
“Funciona de lá pra cá e daqui pra lá”, resume Gilberto Silva, 72, voluntário do Lions.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br