No Dia do Escritor, 25 de julho, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou solenidade para dar posse a cinco escritores que completaram o preenchimento das 40 Cadeiras da entidade. O evento ocorreu no Teatro do Sesc, em Lajeado, e contou com a presença de amigos, familiares, escritores e autoridades.
Os novos escritores imortais são: Wolfgang Hans Collischon – Cadeira nº 7; Laura Peixoto – Cadeira nº 10; Rosane Cardoso – Cadeira nº 22; Ruben Alves Vieira – Cadeira nº 29, e Aline Lenz – Cadeira nº 38. Além de receber o certificado de posse, os autores ganharam o paramento que identifica os escritores pertencentes à academia.
Rosane Cardoso discursou em nome dos novos acadêmicos. Ela considerou a admissão na academia como um “prêmio”. A escritora recordou que muitas pessoas que compõem a Alivat foram colegas, professores ou alunos na Univates”.
Sobre a Alivat, disse que “é uma entidade com prestígio e presente em todos os lugares do Vale do Taquari onde se manifesta a leitura.”

Ruben Alves Vieira (e), Aline Lenz, Rosane Cardoso, Laura Peixoto e Wolfgang Collischonn com o presidente da Alivat Deolí Gräff
Academia enriquecida
Para o presidente da Alivat, o jornalista e escritor Deolí Gräff, com a admissão dos cinco escritores se amplia a representatividade e a presença de mais estilos literários na academia. Gräff salientou que os 40 escritores formam um seleto grupo de autores que passam a fazer história e fazer parte dela. “As diferenças nos estilos e gêneros literário enriquecem e engrandecem a academia”.
Entre as autoridades presentes, esteve o vice-presidente da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), Rafael Jacobsen. Ele enalteceu os novos escritores e o ingresso na academia. “A Alivat é um dos melhores exemplos de uma academia organizada, pujante e de relevância.”
O secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, elogiou a solenidade de admissão dos novos acadêmicos. “A Alivat é uma entidade dinâmica e atuante”, destacou, ao citar projetos realizados pela academia e que contam com o apoio da Secel. Ele enfatizou a contribuição da Alivat no fortalecimento da literatura e da cultural regional.