As placas de “Trânsito interrompido” e “Estamos em obras” já fazem parte do cenário na rua Arnoldo Alfredo Scherer, conhecida como Travessão. Uma proposta apresentada pela empresa Lyall Construtora em 2016 previa a pavimentação da estrada e a criação de um acesso alternativo ao bairro Conventos pela BR-386, mas os trabalhos estão paralisados.
Moradores da rua chegaram a ceder parte do terreno para que a obra fosse realizada. Em troca, não teriam custos com o asfaltamento. A demora incomoda. “Tiramos a cerca pois tivemos que recuar três metros. Agora estamos aguardando o asfalto com o pátio aberto”, reclama Lisane Schuster.
Márcia Kuffel gastou cerca de R$ 1 mil para construir um novo muro devido ao recuo. Lamenta ter de aguardar mais de um ano pela pavimentação, mesmo tendo feito esse investimento. “Meu filho usa a estrada diariamente e furou pneus por causa das pedras pontudas”, critica.
O incômodo com a estrada é reforçado pelo morador Ilson Hentges. “O pessoal evita passar pelo acesso até a BR-386 por causa dos pedregulhos. Até as pessoas que andam a pé têm medo de cair e fazem uma volta maior”, comenta.
A obra de asfaltamento será realizada pela Lyall devido à instalação de um condomínio de 245 lotes na rua. Conforme o projeto, serão 800 metros de estrada pavimentados com os recursos da empresa. O asfalto terá dez metros de largura, sete de pista e três de calçada.

Moradores relatam incômodo ao usar a estrada inacabada
Acesso complicado
O principal entrave para a continuidade da obra está na interseção da rua com a BR-386. Conforme o coordenador de Projetos do Executivo de Lajeado, Isidoro Fornari, o Dnit apresentou uma alternativa de acesso ao bairro por meio de uma rótula.

Em março de 2017, A Hora trouxe a proposta de pavimentação da rua pela Lyall
Entretanto os valores para a instalação dessa rótula extrapolam o investimento previsto. “Pelo que os técnicos passaram, serão R$ 300 mil a mais”, informa o diretor-presidente da Lyall, Roberto Lucchese.
De acordo com ele, a empresa já está investindo mais de R$ 2 milhões no asfaltamento. Desse valor, 30% já foi executado e pago.
Em reunião com o Executivo na semana passada, Lucchese apresentou uma proposta para a construção de um refúgio interno ao invés da rótula. Ele defende uma negociação com o Dnit para que o trabalho avance. “Só queremos finalizar a obra”, afirma.
Lucchese também acredita que a obra deveria merecer mais atenção do Executivo. “Além de não precisar desembolsar o dinheiro público, esse acesso pela BR-386 será essencial ao bairro Conventos”, defende.
Se a construção do refúgio interno for aceita, Lucchese prevê o reinício da obra ainda em agosto.
Fábio Alex Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br