Mariela Portz cogita candidatura ao Senado

Vale do Taquari

Mariela Portz cogita candidatura ao Senado

Vereadora lajeadense é pré-candidata à Assembleia gaúcha

Mariela Portz cogita candidatura ao Senado
Vale do Taquari

Mariela Portz (PSDB) só ficou atrás de Carlos Ranzi (MDB) no pleito para vereador, em 2016. Com 1.681 votos, a tucana “herdou” a cadeira do pai, Delmar Portz, eleito sete vezes para assumir vaga no plenário lajeadense. Nesta semana, ela pode ser anunciada pelo diretório nacional do PSDB como a candidata gaúcha da sigla ao Senado.

Já anunciada como pré-candidata à deputada estadual, Mariela recebeu a proposta de concorrer a uma vaga em Brasília há um mês e meio. Desde então, os trabalhos de bastidores se fortaleceram e agora indicam para uma definição amanhã. A lajeadense tem o apoio do candidato a governador pelo PSDB, Eduardo Leite. “Mas não existe nada oficial”, reforça.

O anúncio oficial era aguardado para essa terça-feira, em Caxias do Sul. Entretanto, a ausência do presidenciável, Geraldo Alckmin, atrasou os planos. A definição depende, também, da coligação do PSDB com o PP em âmbito estadual. Isso porque a chapa pode indicar dois nomes para o Senado. Um deles será o do ex-deputado estadual Mário Berndt (PPS).

Mariela dependeria assim de uma decisão dos progressistas. Caso o PP desista de lançar a candidatura própria de Luís Carlos Heinz ao governo do Estado e passe a apoiar Eduardo Leite, o PSDB abre mão da indicação da lajeadense e deve firmar apoio à candidatura de Ana Amélia Lemos (PP) ao Senado.

“Me sinto preparada”

A tucana diz que está pronta para o desafio. “Logo que recebi o convite, eu avisei meus familiares. Tive total apoio do meu marido e também dos meus filhos. Expliquei a eles que teriam que ‘doar’ a mãe deles por um determinado tempo para uma causa muito importante”, diz.

Mariela tem apenas um ano e meio de vida pública como vereadora. Garante que a política sempre fez parte do cotidiano. “Acompanhei meu pai por 28 anos. Todas as minhas formações acadêmicas e MBA foram voltadas para a área pública. Minhas atividades profissionais da mesma forma.”

Ela afirma que sempre foi “muito bem assessorada por equipes comprometidas”. “Então, a resposta é que sim: me sinto preparada, mesmo sabendo do enorme desafio que me espera.”

Outros candidatos

Mariela não será a primeira candidata do Vale do Taquari a uma vaga ao Senado. Em 2010, a petista Eloede Conzatti – ex-secretária de Educação e hoje suplente de vereadora na câmara de Lajeado – concorreu como segunda suplente da candidata Abigail Pereira (PC do B), que acabou não se elegendo.

Já nas eleições de 2002, Sérgio Zambiasi, radialista natural de Encantado, foi eleito senador pelo PTB, cumprindo mandato entre 2003 e 2011. Ele conquistou 2,9 milhões de votos. Formado em Ciências Contábeis pela Univates, também foi eleito deputado estadual nos anos de 1986, 1990, 1994 e 1998.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais