Fé reduz distâncias e conecta culturas

Teutônia - Congrenaje 2018

Fé reduz distâncias e conecta culturas

Jovens vão às ruas hoje à tarde para propagar os ensinamentos de Lutero

Fé reduz distâncias e conecta culturas
Teutônia

Mais de 48 horas durou a viagem de Katiane Limper, 19, para participar do Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje). Ansiosa para vivenciar pela terceira vez o maior evento voltado ao público jovem da IECLB, não se importou em deixar para trás os 38°C de Sinop (MT) para encarar o frio e a umidade do RS.

Ela está entre as cerca de 700 meninas hospedadas no Colégio Teutônia, onde as salas de aula foram transformadas em dormitórios para receber as participantes. Após permanecer das 8h às 23h nas atividades do congresso na Associação dos Funcionários da Languiru, compartilha com outras dezenas de garotas uma peça em que as classes foram empilhadas para dar espaço aos colchonetes.

“Quanto mais improvisado é, quanto mais perrengue a gente passa, melhor fica. Assim a história fica marcada. Se for tudo ajeitadinho, bonitinho, não tem graça”, afirma.

Ao todo, serão quase duas semanas fora de casa. Segundo ela, o telefone vibra a todo momento. A família está preocupada e quer saber se está de casaco, se está muito frio.

Ginásio da escola Gomes Freire de Andrade é usado como alojamento por centenas de jovens

Ginásio da escola Gomes Freire de Andrade é usado como alojamento por centenas de jovens

Para atravessar quase três mil quilômetros e estar presente no Congrenaje, a principal motivação é o amor a Cristo. “É muito lindo ver essa mobilização tão grande de jovens de todo o país. Tanta gente reunida com o mesmo propósito, toda essa união. Isso é muito especial. Nós saímos daqui renovados”, revela Katiane.

08_AHORA

O mesmo sente Hiuri Schaffler Armani, 19. Ele veio de Afonso Cláudio (ES), para presenciar o seu primeiro Congrenaje. “No total, ficaremos 11 dias fora de casa. Mas sei que tudo valerá a pena, pois o Congrenaje está sendo uma ótima experiência. Reúne várias culturas e costumes. Nunca estive em um lugar com tanta diversidade”, destaca.

O jovem conta que precisou comprar algumas roupas de frio, pois não estava acostumado com as baixas temperaturas. Dividir o alojamento montado na escola Gomes Freire de Andrade com cerca de outros 800 rapazes é uma grande experiência. Para ele, o alojamento “meio improvisado” faz parte do aprendizado.

Entre as caravanas mais distantes, está o pessoal de Rondônia, do Sínodo da Amazônia. Cerca de 30 jovens embarcaram no dia 15 para chegar em Teutônia no domingo passado, 22.

De Alta Floresta do Oeste, interior do estado, o servidor Mauro Júnior de Lima precisou vir de avião devido aos poucos dias que teria disponível. Ele programou as férias para o período do congresso.

08_AHORA1

“É algo único. Não é possível sentir isso em qualquer outro evento. Quando você vê 1,7 mil jovens, todos cantando juntos, pulando, orando, é muito emocionante”, ressalta Lima.

O surgimento de novos vínculos e laços afetivos é marca do evento. Participante do Congrenaje de 2014, realizado em Espigão do Oeste (no estado dele), Lima comenta que é muito gratificante rever os amigos que conheceu há quatro anos.

Grito da Juventude

Um dos principais momentos do congresso ocorre hoje à tarde. Denominada Grito da Juventude, uma caminhada com todos os participantes percorrerá as principais ruas de Teutônia para marcar a presença da juventude evangélica no município. Guiados por um trio elétrico, os jovens cantarão hinos, levando faixas sobre os temas trabalhados durante a semana.

08_AHORA2

Conforme a coordenadora do Conselho Nacional da Juventude da IECLB, Martina Scherer, é o momento em que os jovens “mostram a sua cara” para a comunidade local. “A gente reafirma o nosso compromisso com a dignidade de vida. Cristo veio para promover vida em abundância para todas as pessoas, independente de crença, cultura, orientação sexual, de gênero ou classe”, salienta.

O ato inicia às 14h30min. O encerramento será em frente à igreja da Comunidade Martin Luther.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais