Estejamos abertos!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Estejamos abertos!

Faz duas semanas, produzi reportagem sobre a expansão do Airbnb no Vale. Uma grata surpresa, diga-se de passagem. O site é uma plataforma on-line na qual pessoas anunciam apartamentos, casas, cabanas em árvores, barcos e até castelos para alugar. Normalmente para estadias curtas. Está em 65 mil cidades pelo mundo afora. E também está em Westfália!
A pequena Westfália, uma das menores cidades do Vale do Taquari com apenas 2,7 mil habitantes, está no mapa mundial do Airbnb. Eu achei fantástico!
Antes de me dirigir ao local para entrevistar o contemporâneo anfitrião, fiquei imaginando o quão significativo seria encontrar uma casa em estilo enxaimel, para representar com louvor as tradições históricas daquela cidade, notavelmente germânicas. Ao chegar ao ponto, a grata surpresa: a única casa westfaliana do Airbnb era exatamente como eu havia imaginado!
Fantástico. É uma luz no fim do túnel para o turismo regional: uma casa em estilo enxaimel – e que logo eu descobriria se tratar de um prédio construído no século 19, e sede da primeira prefeitura daquele município – à disposição dos turistas. E não parou por aí.
Fuçando no mapa do site, descubro ao menos duas casas disponíveis no entorno da belíssima Lagoa da Harmonia, talvez o principal ponto turístico do Vale do Taquari – ou ao menos o mais visitado. E é tudo muito simples, muito próximo. É só entrar no site, mandar uma mensagem para o anfitrião e pronto. Você pode brincar de morar na beira da lagoa por alguns dias.
Pesquisa vai, pesquisa vem, e encontro algo que logo percebi se tratar da foto de capa para a reportagem. Construídas no Morro São José – ou Gaúcho, para alguns –, em Arroio do Meio, quatro cabanas de alvenaria e madeira presenteiam os visitantes com um dos mais belos mirantes do Vale. Um pico surreal. A 15 quilômetros do centro de Lajeado, onde apartamentos mais casuais também estão à disposição no site.
[bloco 1]
Mas tão logo me aprofundei na reportagem vieram os primeiros contrapontos. Em outras cidades, como Gramado, a chegada do Airbnb gerou furor entre empresários do ramo hoteleiro e de pousadas. Reclamam de deslealdade e, de certo modo, têm razão. Afinal são taxados de cima a baixo, de um lado ao outro, com poucos espaços para respirar. E o site não.
Diante da discórdia, muitas outras cidades já tentaram impedir a explosão do Airbnb. Inutilmente, na imensa maioria das vezes. Mas tentam. E esse tentar já atrapalha e muito o desenvolvimento dessa importante ferramenta que, independente da marca em questão, é só mais uma entre tantas já evidenciadas ou que ainda estão por vir.
Evitar uma concorrência desleal depende propriamente da desoneração e da desburocratização dos serviços mais tradicionais, como os táxis e pousadas, por exemplo, concorrentes de Uber e Airbnb. Não cabe ao Estado privilegiar A ou B nesta disputa. Cabe, ao Estado, se meter o menos possível e deixar que o público decida quem sobreviverá.
Esses modelos mais antigos percebem os velhos monopólios se difundindo nas mãos de novos empreendedores e, cerceados de impostos e taxas, estão ficando para trás. Não é justo, reforço. Assim como não será justo nos fecharmos a essas novas tecnologias, mesmo com o temor, também, de alguns condôminos. Acima de tudo, estejamos abertos!


Transparência do MP

A pedido da Promotoria de Justiça de Lajeado, a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual encaminhou a este colunista uma matéria sobre a transparência da entidade, como forma de contrapor o tópico da semana passada, intitulado “O Judiciário que se cuide”. A matéria encaminhada informa sobre a 1ª posição do MP do RS no ranking de transparência do Conselho Nacional do MP. Está feito o registro!


Corrida presidencial

Ainda é tudo muito incerto. Um presidiário entre os presidenciáveis. Uma vice que não quer ser vice. Uma direita velha que se autodenomina de “Centrão”. Um partido novo com percentuais abaixo da margem de erro. Dois candidatos pequenos e ditos de esquerda. Um “coroné” e um capitão com pouca aptidão para enfrentar o contraponto. E a grande mídia descabelada tentando se impor diante da força da internet.


Tiro curto

– Secretário de Planejamento de Lajeado, Rafael Zanatta sofreu uma lesão no maxilar, durante partida de futebol, no CTC. Com isso, o principal interlocutor do novo Plano Diretor deve ficar de fora dos próximos debates entre governo, entidades civis, comunidade e empresários;
– Neste sábado, o ex-prefeito de Teutônia, Ricardo Brönstrup, completa quatro meses atrás das grades. Também seguem presos o ex-chefe de gabinete, Alexandre Peters, e o ex-chefe de compras, Caciano Krahl;
– Em Estrela, vereadores devem votar na próxima semana a doação de área de terra no Distrito Industrial. Tem empresa crescendo por lá;
– Também em Estrela, o diretório do PP nega, em nota enviada à coluna, qualquer tratativa referente ao pleito municipal de 2020. Portanto, e por ora, sem chances para Pedro Barth, Paulo Fink, João Braun…;
– Primeiro da região a ter a candidatura a deputado estadual homologada pelo partido, Douglas Sandri (NOVO) disse, durante lançamento da campanha para 150 pessoas, que “é mais fácil alguém ir de bicicleta até a lua do que elegermos um deputado aqui na região”;
– A articulação da magistratura com o Ministério Público e as polícias no Brasil é tão profunda e hegemônica que ninguém poderá enfrentá-la. E, se ousar, será preso. Ou perderá o mandato.

Boa quinta-feira a todos!

“Toda arte é local antes de ser regional, mas, se prestar, será contemporânea e universal.”
Ariano Suassuna

 

Acompanhe
nossas
redes sociais