As equipes municipais de Defesa Civil da região monitoram os níveis dos principais arroios e rios. Por enquanto, não há risco de inundações nas 38 cidades do Vale. A previsão é de chuva com menor intensidade hoje e tempo firme a partir de amanhã. Nível do Taquari segue estável nos principais pontos de medição.
Em Lajeado, explica o chefe da Defesa Civil, Heitor Hoppe, choveu cerca de 39mm desde terça-feira à tarde. “Não há motivo para preocupação”, adianta.
No fim da tarde de ontem, Hoppe esteve no Porto dos Bruder, próximo à rua Osvaldo Aranha, em um dos principais pontos de acesso ao Taquari em Lajeado. “O rio subiu 25 centímetros nas últimas 24 horas. E está praticamente estável”, diz. “Na régua de Estrela, às 14h, o rio estava com 13,06 metros. Em estado normal, estaria em 12,80 metros”, especifica.
A mesma informação é repassada pelo coordenador da Defesa Civil de Estrela, Carlos Alessandro Bremm. “Por enquanto, está tudo calmo. Mas seguimos monitorando e qualquer situação de alerta será informada”, salienta.
Chuva hoje. Sol amanhã
De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, hoje a previsão é de “instabilidades, com muitas nuvens e condições para chuva”. Deve chover cerca de 10mm. As temperaturas continuam amenas durante boa parte do período, com mínima de 13ºC e máxima de 18ºC.
Para amanhã, o núcleo prevê melhora gradativa, com temperaturas entre 11ºC e 19ºC.
Última cheia foi em outubro
No Vale do Taquari, a enchente mais recente foi registrada em outubro do ano passado. Duas famílias tiveram que ser removidas de casa. Uma em Lajeado, outra em Estrela. A cheia do Rio Taquari atingiu 19,70 metros no Porto de Estrela.
Já em junho de 2017, a inundação foi muito maior e pelo menos 200 famílias ficaram desabrigadas em toda a região, sendo 69 delas só em Lajeado. Naquela ocasião, o nível do Taquari ultrapassou a marca dos 24 metros – mais de 11 acima do estado normal – no Porto de Estrela.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br