Câmeras viram aliadas contra a criminalidade

eSTRELA

Câmeras viram aliadas contra a criminalidade

Município inaugurou ontem sistema de monitoramento, com a presença da cúpula da segurança do governo estadual

Câmeras viram aliadas contra a criminalidade
Estrela

As 24 câmeras de monitoramento instaladas no município foram oficialmente inauguradas na manhã de ontem, com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A solenidade ocorreu na sede do 40º Batalhão da Brigada Militar, onde funciona a operação de controle das câmeras. Participaram o prefeito Rafael Mallmann, o delegado José Romaci Reis, o chefe da Polícia Civil Émerson Wendt, o secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio Paulo Fink, o presidente da câmara de vereadores Marco Wermann e o coronel Eduardo Biacchi.

Para manter a operação de videomonitoramento, o governo municipal investirá cerca de R$ 1 milhão na empresa vencedora da Licitação, Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços, fornecedora dos equipamentos. Após o pagamento do valor, ao longo de 48 meses, a estrutura fará parte do patrimônio público.

“Responsabilidade de todos”

O secretário Schirmer ressaltou a iniciativa do prefeito Mallmann em aderir ao programa de Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS), um dos primeiros municípios a adotar medidas integradas com órgãos de segurança pública contra a criminalidade.

“Todo mundo me pede efetivo e viaturas. A gente faz o possível. Mas segurança pública não se faz mas só com isso ou armas e coletes. A tecnologia está aí para nos auxiliar, e muito, no combate à violência”, afirma Schirmer.

O secretário cita o artigo 144 da Constituição federal que se refere à segurança pública como dever do Estado e responsabilidade do povo.

06_AHORA

“Este texto, por muito tempo, foi mal entendido, pois entendia como Estado a unidade federal estadual, porém, na verdade, o texto fala sobre o poder público, que engloba todos os poderes”, resume. Segundo ele, sendo assim, zelar pela segurança pública é uma responsabilidade de todos.

“Por essa falta de consciência sobre nossos deveres sociais, chegamos no país a este número de 60 mil homicídios no ano passado – número mais que a soma de assassinatos em 150 países do mundo. Segurança pública é a base para a qualidade de vida”, conclui.

Schirmer afirmou ainda que constituirá uma central regional no Vale do Taquari para cuidar da operação de videomonitoramento na região. “Hoje brigadianos da ativa estão fazendo, mas eles precisam estar na rua enfrentando o crime. Vamos chamar soldados egressos do serviço militar obrigatório para o monitoramento das câmeras.”

Expectativa por mais segurança

“Já fomos assaltados três vezes. Sem dúvida é uma ótima iniciativa para coibir a ação de criminosos, além de prevenir roubos e furtos. Com mais segurança, maior será a circulação de pessoas no centro. Com isso estimulamos novos negócios.”
Marli Post Müller, atendente de farmácia

“É um excelente investimento e necessário. Meu estabelecimento foi arrombado três vezes. As câmeras ajudam a identificar quem pratica o crime, além de impedir novas ações, como assaltos, roubos e furtos de casas, lojas e até mesmo carros. Esse modelo deveria ser implantado em todas as cidades do estado.”
Antônio Juraci Reis, empresário

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais