A atleta Jaqueline Weber, de Teutônia, venceu os 800m do Fisu America Games, em São Paulo, na segunda-feira. Após conquistar a prata nos 1500m no domingo, Jaque voltou às pistas com o desejo ainda maior de vitória nos 800m. Sagrou-se campeã Pan Americana Universitária com a marca de 2m07seg.
“Foi a realização de um grande objetivo. É uma sensação incrível ser a melhor atleta universitária do continente americano, superando inclusive adversárias norte-americanas”, comemora Jaque.
O treinador Fabiano Peçanha, campeão mundial universitário como atleta, também festeja “Se pensarmos no tamanho de nosso continente e do grande número de atletas universitárias, chegamos à conclusão do feito que a Jaque alcançou. Algo que certamente entra para o rol das grandes conquistas da história do atletismo de nossa região e estado.”
Jaque integra a delegação brasileira e representa a Unisc, de Santa Cruz do Sul, onde é bolsista do curso de Educação Física. “Sempre acreditei no esporte aliado aos estudos. Os EUA são diferenciados justamente por ter o esporte universitário como sua fonte formadora de atletas. E é por isso que buscarei voos mais altos no meio acadêmico e também esportivo”, conta.
A atleta também alcançou nota máxima no trabalho de conclusão de curso, que tinha como tema “Treinamento em altitude”.
Neste segundo semestre, tem como principal objetivo o Troféu Brasil de Atletismo, disputado em setembro, em Bragança Paulista (SP). Ela lidera o ranking nacional adulto na prova dos 800m e é vice nos 1500m.