A “Bodas de Ouro” da Festa dos Motoristas entraram para a história como um dos maiores eventos promovidos pela Paróquia São Cristóvão desde 1964. Conforme os organizadores, a união da comunidade do bairro São Cristóvão e a divulgação contribuíram para que o evento superasse as expectativas.
Um dos pontos altos foi a procissão pelas principais ruas de Lajeado. Mais de 2,6 mil veículos foram abençoados por freis e ministros nas proximidades da Univates.
Quem conduziu o padroeiro durante a procissão foi o empresário Deoclides Giovanella. “Fui o primeiro morador ao lado da paróquia e participo da primeira festa até hoje. Para nós é um orgulho fazer parte da história e colaborar com a paróquia”, pontua.
Foram servidos 1,4 mil almoços. O trabalho foi executado por cerca de 150 voluntários da comunidade que estavam na sede da paróquia desde as 4h. “Estamos realizando um evento histórico e temos que agradecer todos os voluntários e patrocinadores que fazem essa festa evoluir a cada ano”, pontuou o presidente Altevir Giovanella.

Telmo Junges e Ades Crestani foram escolhidos rei e rainha da festa
O frei Flávio Guerra ressaltou o fortalecimento da festa em sua 50ª edição. “Tivemos um bom trabalho de divulgação da imprensa local e mobilizamos a comunidade com o padroeiro peregrinando pelas casas. Isso resultou em mais pessoas nas missas do tríduo, mais pessoas na procissão e mais pessoas na festa”, comenta.
Durante a tarde, o evento foi animado por Wilseu Pause e Banda, Os Hermanos e Banda Renovação. Houve também o sorteio da ação entre amigos. O morador de Arroio do Meio, Moacir da Rosa, ganhou a Honda CG 125 Fan. Vanderlei Ulsenheimer e José Ames levaram os prêmios de R$ 500.
Também em forma de sorteio, o título de rei da festa ficou com Telmo Antônio Junges, 60, e a coroa de rainha com Ades Lazzari Crestani, 56.
Na edição de amanhã, o A Hora traz a devoção dos motoristas a São Cristóvão no caderno alusivo ao Dia do Colono e Motorista. A cobertura completa da Festa dos Motoristas será divulgada no Mapa da Cidade desta quinta-feira.
Fábio Alex Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br