Fórum de educação aborda nova base curricular nacional

Estrela

Fórum de educação aborda nova base curricular nacional

Evento chega à segunda edição e congrega educadores do Vale para amplo debate sobre o setor

Fórum de educação aborda nova base curricular nacional
Estrela

Cerca de mil pessoas são aguardadas para o 2º Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari. Serão três dias de evento, a partir desta quinta-feira, 26, no Ginásio da Paróquia São Cristóvão, no bairro Boa União. A programação é voltada a professores, sociólogos, gestores e profissionais da área.

O fórum é promovido pelas associações dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), com apoio do governo de Estrela e da Amvat. A organização é feita pelo Instituto Educamax. Inscrições ainda podem ser feitas hoje, até as 17h, em forumdovaledotaquari.com.br/, onde constam informações sobre preços, programação e palestrantes.

O secretário de Educação de Estrela, que preside a Asmevat, Marcelo Mallman, afirma que o evento tem dois propósitos centrais. Debater a Base Nacional Comum Curricular, seus impactos e a melhor forma de implementá-la nas escolas da região; bem como proporcionar um momento de “intercâmbio de experiências” entre os profissionais da educação do Vale do Taquari.

“O objetivo é trazer as grandes referências dentro da educação nos cenários nacional e internacional, para ouvirmos as experiências positivas na área e os seus resultados”, explica Mallman. Segundo ele, trata-se de uma “formação pedagógica qualificada”, com a participação de grandes nomes do setor, voltada aos educadores da região.

A solenidade de abertura ocorre nesta sexta-feira, 27, às 8h30min. Gestão escolar, desenvolvimento das competências docentes e as diretrizes da Base Nacional Curricular estão entre os temas a serem abordados.

Programação

Quinta-feira (26)
18h – PALESTRA: Diálogo sobre a gestão escolar, com Roberlayne Roballo.
21h – Coquetel de abertura

Sexta-feira (27)
8h30min – Abertura
9h – PALESTRA: O desenvolvimento das competências docentes sob um enfoque reflexivo e participativo, com Federico Malpica
13h30min – Debate: Base Nacional Curricular e as áreas do conhecimento
18h – PALESTRA: Que cérebro é esse que chegou na escola?, com Geraldo Peçanha

Sábado (28)
8h30min – PALESTRA: As 10 Competências da BNCC, com Roselane Costella
11h – PALESTRA: Quem ensina, aprende, com Gabriel Perissé
13h – Encerramento

Palestrantes

Roberlayne Roballo (Curitiba)
Professora doutora da UFPR e ex-secretária de Educação de Curitiba. Mentora de ações exitosas como o Projeto Equidade, que elevou o Ideb e os índices de rendimento das crianças por meio de ações de formação continuada e de ampliação de recursos pedagógicos e financeiros, e Projeto Cereja, que recebeu a Medalha Paulo Freire e o Prêmio ODS, devido ao trabalho diferenciado de garantia ao acesso e permanência na EJA, entre outras.

Federico Malpica (Barcelona)
Diretor e fundador do Instituto Escalae e doutor em Ciências da Educação (UAB). Desde 1998, trabalha no acompanhamento e formação nas áreas da qualidade e inovação da educação, direção estratégica, desenvolvimento organizacional, liderança e gestão de mudanças, bem como na transformação prática docente. Coordenou intervenções educacionais, nas esferas públicas e privada em vários países ibero-americanos.

Geraldo Almeida Peçanha (Curitiba)
Psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo. É pedagogo e psicopedagogo pela Unesp-SP e autor de mais de 50 livros, entre infantis, livros para educadores e livros para pais. Tem trabalhos internacionais na Alemanha, Itália e Bolívia. Implantou um programa de leitura e escrita em Moçambique. Fez estudos de aperfeiçoamento em Educação Especial em Cuba.

Roselane Zordan Costella (Porto Alegre)
Doutora em geografia pela UFRGS. Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Trabalha na Faculdade de Educação da UFRGS e coordena Io Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência. Desenvolve pesquisas sobre o Enem e a Educação Básica.

Gabriel Perissé (Porto Alegre)
Doutor em Flosofia da Educação (USP), com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (Unicamp). Estuda a linguagem educacional brasileira, tendo em vista as obras de quatro escritores: Rubem Alves, Cristovam Buarque, Pedro Demo e Régis de Morais. Desde 1983, ministra palestras e cursos sobre temas relacionados à arte de ler, pensar, escrever e ensinar.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais