Quatro representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) estiveram na sede da Dália Alimentos, em Encantado. Eles conheceram o Programa Condomínios Leiteiros com Ordenha Robotizada, estabelecido pela cooperativa nos municípios de Nova Bréscia, Roca Sales, Arroio do Meio e Candelária.
Estiveram na empresa o líder da comitiva, o delegado federal, Márcio de Andrade Madalena; o coordenador-geral de Formação e Inovação, Gereissat Rodrigues Almeida; o consultor de Política para Cadeia do Leite, Moisés Soares; e o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Rodrigo Venturin.
“Nossa visita foi para buscar a expertise da cooperativa em investir nesses grandiosos projetos voltados à agricultura familiar. Nosso interesse é levar o mesmo modelo para outros estados, incentivando a experiência exitosa da Dália”, comenta Madalena.
O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Gilberto Antônio Piccinini, explicou a ideia do projeto: juntar pequenos produtores em um único empreendimento de alta tecnologia, que estimula a continuidade da atividade leiteira e raciona custos.
Gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner apresentou o funcionamento e a gestão dos condomínios.
Já o supervisor de tesouraria, Fernando Pagliari, falou sobre as linhas de financiamento e as necessidades de ajustes para viabilização dos projetos.