Inspiração no passado
A Fruki prepara para agosto um retorno às origens da empresa com o lançamento de cinco rótulos de cervejas. Fundada em 1924, a companhia nasce como uma fábrica da bebida alcoólica, produção que foi encerrada no fim dos anos 1940.
De acordo com o diretor de Marketing da empresa, Julio Eggers, a inspiração no passado vai além da fabricação da nova linha de produtos. O design de rótulos leva em conta as cores e formas utilizadas nas cervejas produzidas pela companhia no início do século passado.
Além disso, a disponibilidade de diferentes tipos da bebida também remete aos tempos de outrora. Conforme Eggers, hoje o mercado aponta para as artesanais e suas variações, tendência também verificada em estudos sobre as primeiras décadas do século 20.
Todos os rótulos serão puro malte, sem a adição de milho ou outros cereais. A cerveja mais popular da linha será uma Premium Lager. Também serão produzidos os tipos Weiss, Witbier, IPA e Belgian Blonde.
Cooperativismo mostra força
O crescimento das cooperativas gaúchas foi evidenciado pelo relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2018, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O balanço publicado neste mês aponta o faturamento recorde de R$ 43 bilhões das empresas do setor em 2017, incremento de 4,3% em relação a 2016.
Mesmo em um ano marcado pela recessão, as cooperativas registraram aumento no número de sócios, geração de novos empregos e elevação nos faturamentos e nas sobras. A participação da população gaúcha envolvida no cooperativismo é de 74,3%.
A solidez do sistema se comprova na evolução do patrimônio líquido das cooperativas, que somadas alcançam R$ 14 bilhões. Nos últimos cinco anos, foi registrado crescimento de 94,4% no total de ativos financeiros do setor, que em 2017 atingiram o valor de R$ 69,3 bilhões.
Girando Sol vence prêmio em Santa Catarina
Indústria com sede em Arroio do Meio, a Girando Sol foi apontada como a melhor fornecedora de produtos de limpeza em Santa Catarina. O reconhecimento foi concedido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e é resultado de pesquisa do Instituto Mapa.
Mais de 200 supermercados participaram da pesquisa de opinião. Entre os pontos avaliados, estiveram preço e condições, qualidade, prazo de entrega e atendimento.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br