Com 21 clubes de 16 cidades dos vales do Taquari, Caí, Rio Pardo e da Serra Gaúcha, o Regional Aslivata – Copa Certel/Sicredi inicia no dia 28. No encontro realizado em Lajeado nessa quinta-feira, foram definidas fórmula de disputa, sorteio dos grupos, critérios de desempate, calendário e arbitragem.
Os clubes foram divididos em três chaves, com sete equipes cada. Os cinco primeiros colocados de cada grupo, mais o melhor sexto colocado, se classificam à próxima fase. O mata-mata será em ranqueamento. O primeiro colocado na geral encara o 16º e assim por diante. A fórmula continua nas quartas de final em diante.
O presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, ressalta que a cada ano a competição ganha em qualidade. “Vamos valorizar e aplaudir quem acreditou no campeonato.”
Em um comparativo, dez participantes de 2017 ficaram de fora neste ano, entre eles, Ecas, de Imigrante, e 11 Amigos, de Poço das Antas, que sempre participaram do torneio. O lado positivo é a primeira participação do Boavistense, de Boa Vista do Sul, e o retorno do EC Pouso Novo e do Independente, de Cruzeiro do Sul.
Campeões regionais ficam de fora
Em 33 edições do certame, 20 clubes levantaram a taça de campeão. Desses, apenas cinco disputam neste ano: Rui Barbosa, de Arroio do Meio; Juventude, de Westfália; Brasil, de Marques de Souza; Ser São Cristóvão, de Lajeado, e Flor de Maio, de Venâncio Aires;
Tricampeões regional, Gaúcho, de Teutônia, e União Campestre, de Lajeado, ficaram de fora. Os outros campeões que não participam desta edição são: Esperança e Canabarrense, de Teutônia; Esperança e Forquetense, de Arroio do Meio; Cruzeiro e Juventude, de Venâncio Aires; Alto da Bronze e Brasil, de Estrela; 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul; Águia Azul, de Fazenda Vilanova; Riograndense, de Imigrante; União Carneiros e União Santo André, de Lajeado.
![Competição amadora inicia no dia 28 e integrará 16 cidades](http://www.jornalahora.com.br/wp-content/uploads/2018/07/2018_07_14_ezequiel-neitzke_regional.jpg)
Competição amadora inicia no dia 28 e integrará 16 cidades
Veterano e Série B
A competição também contempla as categoria titular e aspirante. Os clubes têm até segunda-feira para se inscrever. A reunião que definirá a fórmula de disputa será na quinta-feira, 19.
Chaves
A: Flor de Maio (Venâncio Aires), Esperança (Arroio do Meio), Estudiantes (Lajeado), Rudibar (Bom Retiro do Sul), Juventude (Brochier), Juventude (Westfalia) e Imigrante (Estrela)
B: Palanque (Venâncio Aires), Sete de Setembro (Arroio do Meio), Taquariense (Taquari), 7 de Setembro (Capitão), Cruzeiro (Vespasiano Corrêa), Brasil (Marques de Souza) e Independente (Cruzeiro do Sul);
C: Assespe (Venâncio Aires), Rui Barbosa (Arroio do Meio), Ser São Cristóvão (Lajeado), Ouro Verde (Encantado), Boavistense (Boa Vista do Sul), Pouso Novo (Pouso Novo) e Atlético Gaúcho (Teutônia)
Primeira rodada
Sábado dia 28/7
Chave A
Flor de Maio x Esperança
Domingo (29/7)
Chave A
Estudiantes x Juventude Bro
Juventude West x Rudibar
Folga: Imigrante
Chave B
Independente x Palanque
Sete de Setembro x Cruzeiro
Taquariense x Brasil
Folga: 7 de Capitão
Chave C
Assespe x Ouro Verde
Rui Barbosa x São Cristóvão
Pouso Novo x Boavistense
Folga: Atlético Gaúcho