A linha 2018 do Mitsubishi ASX já está nas concessionárias. O crossover é equipado com um motor 2.0 litros flex e somente com a transmissão automática CVT.
O crossover nasceu como RVR, nome que ostenta até hoje no Japão, como uma minivan. Medindo entre 4,29 m e 4,48 m, a primeira geração do ASX durou até 1999, feita só no Japão. O ASX da nova geração apareceu em 2010, não mais como uma minivan e sim como crossover compacto. Rapidamente se espalhou pelo mundo, com produção no Japão, Brasil, China, Malásia, Indonésia e EUA.
Recentemente, o carro recebeu um facelift que deixou a frente com um “X” cromado característico. As alterações deixaram o crossover mais atual e devem prolongar sua vida comercial até por volta de 2020.
Detalhes
A versão de entrada do veículo oferece uma boa gama de itens de série. Em quesito de segurança, vem com airbags frontais, freios ABS com EBD e Isofix. Para a comodidade do motorista e dos passageiros, o carro ostenta direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado automático e sistema multimídia com tela de 7 polegadas e câmera de ré. A versão de entrada ainda preza por pequenos detalhes, mas que fazem a diferença, casos das rodas aro 18, o volante e alavanca com câmbio em couro e o piloto automático.
O modelo intermediário adiciona alguns itens. Os airbags têm opções laterais, de cortina e de joelhos para o motorista. Controles de estabilidade e tração são adicionados, assim como assistente de partidas em rampas.
O interior é na cor bege com os bancos em couro. O sistema multimídia fica maior, com tela de 9,7 polegadas, entre outras melhorias. A versão topo de linha agrega teto solar panorâmico e faróis xênon.
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Motor e transmissão
O motor do novo ASX é um 2.0 litros flex de quatro cilindros, que rende 170 cv no etanol e 160 cv na gasolina, a 6.000 rpm, e torque de 22 e 23 kgfm, respectivamente, a 4.250 rpm. Essa unidade está associada ao câmbio automático INVECS-III CVT com seis marchas simuladas no modo Sport e tração dianteira ou nas quatro rodas.
Além do ASX, equipa o Outlander, bem como Inspira e Lancer. É um motor bem durável, chegando a usar velas de irídio, coletor de admissão em plástico, coletor de escape em alumínio, duplo comando de válvulas variável, corrente de comando, injeção eletrônica indireta, entre outros.
Já o câmbio INVECS-III CVT tem gerenciamento eletrônico que permite se adaptar ao modo de dirigir do condutor, além de ter modo Sport e trocas manuais na alavanca ou nos paddle shifts. Já o sistema de tração nas quatro rodas tem três modos: 2WD para o dia a dia com economia, 4WD para condução esportiva em pistas sinuosas e 4WD Lock, que permite maior segurança em pistas de baixa aderência.
Desempenho
O veículo apresenta boa performance. Vem com motor 2.0 Flex de até 170 cv e 23 kgfm. Com bom torque em baixas rotações, o propulsor da marca japonesa entrega boa disposição, movendo com desenvoltura o crossover de pouco mais de 1,4 tonelada.
Sua principal característica é a economia e o conforto, sempre poupando motor e gasolina. Com ele, o ASX consegue uma boa média de consumo, fazendo na cidade 6,9 km/litro no etanol e 9,8 km/litro na gasolina. Na rodovia, o crossover faz 9,1 km/litro no etanol e 12,6 km/litro na gasolina. Isso com tração 2WD.
Nessa configuração, o carro parece muito leve ao volante, que tem assistência elétrica. O crossover tem boas retomadas e é gradual na aceleração. Nas curvas, se mantém bem equilibrado, com boa atuação também em mudanças rápidas de trajetória. A dirigibilidade é muito boa. A suspensão tem uma calibragem voltada para o conforto. Em pisos irregulares, o conjunto filtra bem as vibrações, gerando conforto ao ambiente interno. Os freios atuam de forma eficiente.
Com bom espaço interno, o ASX tem posição de dirigir correta e comandos bem à mão. A ergonomia é também muito boa, assim como o espaço geral, especialmente para quem vai atrás. O porta-malas tem 415 litros, bom para uma família de tamanho médio, típica usuária desse tipo de veículo.
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Ficha técnica – Mitsubishi ASX
• Motor: 2.0 dianteiro transversal, flex
• Potência: 160 cv/gasolina e 170 cv/etanol
• Torque: 22 kgfm/gasolina e 23 kgfm/etanol
• Transmissão: CVT de 6 marchas
• Tração: dianteira/integral
• Freios: discos ventilados/discos
• Direção: elétrica
• Suspensão: independente McPherson e Multilink
• Rodas: liga leve aro 17/18 polegadas
• Pneus: 235/55 R 17 e 225/55 R18
• Comprimento: 4.35 m
• Largura: 1.77 m
• Altura:1.63 m
• Entre-eixos: 2.67 m
• Porta-malas: 415 litros
• Tanque: 60 litros