O governo se reuniu, ontem, com representantes do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) para definir os próximos passos para a futura implantação do videomonitoramento em pontos estratégicos no município.
Administração municipal e Consepro chegaram ao consenso de que o melhor modelo de parceria será por meio de um termo de fomento.
Após aprovado por uma comissão do município, o governo repassará o recurso para que o Consepro execute e gerencie o projeto. Com esse modelo, empresas poderão complementar financeiramente o projeto, por meio de parcerias com o Consepro.
O modelo ainda possibilita que o projeto seja executado conforme a disponibilidade de recursos.
O Consepro se reúne, nos próximos dias, com empresas para verificar o interesse em estabelecer parcerias, bem como com órgão de segurança, para definir os detalhes técnicos necessários para que o sistema funcione. Também devem ocorrer visitas ao município de Encantado, que trabalha com esse modelo de parceria.
Ocorrerão ainda reuniões com a Brigada Militar e com o Estado. A central de videomonitoramento ficaria instalada na Brigada Militar. Mas se torna necessário mais servidores para fazer o monitoramento. A sugestão é que o Estado ceda servidores da reserva para essa finalidade.
O prefeito Jonatan Brönstrup ainda informou que reencaminhou ao secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, solicitação de apoio para compra de duas viaturas para a Brigada Militar. No documento, ainda solicita a efetivação de mais dez soldados para reforçar o efetivo no município.