Nenhuma multa no 1º dia do novo rotativo no centro

Arroio do Meio - VAGAS NO CENTRO

Nenhuma multa no 1º dia do novo rotativo no centro

Sistema deixa de ser educativo. Exceder o tempo pode resultar em guincho

Nenhuma multa no 1º dia do novo rotativo no centro
Arroio do Meio

Ninguém foi multado no primeiro dia após o Departamento de Trânsito efetivar o estacionamento rotativo. Implantado em caráter educativo desde 23 de abril, o sistema contempla dez ruas centrais da cidade.

O estacionamento é gratuito. Porém, a partir de ontem, quem não respeitar o tempo limite de 1h30min estará sujeito à multa de R$ 195,23. Também receberá cinco pontos da carteira e, na ausência do condutor, o veículo ainda poderá guinchado.

Chefe do Departamento de Trânsito, Luiz Fermino Soares explica o novo modelo. Segundo ele, antes da aplicação da multa, o condutor ainda receberá uma advertência válida por 15 minutos, para que deixe a vaga neste intervalo de tempo. A intenção, reforça o governo municipal, é fazer do rotativo uma forma de “socializar o espaço público em prol do coletivo”.

04_AHORA

Para facilitar a rotina dos trabalhadores da área central, o Departamento de Trânsito também viabilizou vagas para veículos permanecerem durante todo o horário comercial, por meio de parcerias com proprietários de terrenos. Até o momento, são sete espaços. Todos na área central. Além disso, foram criadas novas vagas para estacionamento de motos, em frente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Empresários elogiam

Proprietária de uma padaria localizada na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Monsenhor Jacob Seger, Rejane Pedrotti elogia o novo sistema implantado pelo governo municipal. “Meus clientes costumam ficar entre 10 a 15 minutos no meu estabelecimento, e muitos reclamavam e não vinham em função da falta de vagas, pois outros motoristas deixavam o carro aqui na frente o dia inteiro. Agora com o rotativo, sempre tem vaga para meus clientes”, confirma.

04_AHORA1

Entrevista

“Período educativo foi fundamental”

O coordenador de Trânsito, Luiz Soares, detalha como foi o trabalho do Executivo até criar o hábito de usar as vagas por tempo determinado.

A Hora – Quem será responsável pela fiscalização e aplicação das multas? 

Luiz Soares – Os responsáveis por notificar ou dar ciência as motoristas estacionados na área do rotativo são servidores públicos, devidamente identificados. Caso algum motorista infrinja as normas do rotativo, estes servidores acionarão o Coordenador do Departamento de Trânsito que, depois de uma análise e última tentativa de diálogo com o motorista, acionará a Brigada Militar, que é o órgão responsável pela autuação, por meio de convênio com o município. A BM que autuará o motorista com multa de natureza grave, com o registro de cinco pontos na CNH e remoção do veículo ao depósito, se o motorista não estiver presente.

A Hora – Quantos funcionários fiscalizarão?

Soares – No momento são três  servidores, mas o ideal são quatro. Pois dividimos o perímetro em quatro partes, onde cada servidor fiscalizará a sua parte, tornando a fiscalização mais efetiva.

A Hora – Para qual setor será direcionado o valor das multas?

Soares – O Código de Trânsito é claro em seu Artigo 320. Os valores arrecadados com as multas de trânsito devem ser destinados ao próprio trânsito. Principalmente para campanhas educacionais e manutenção e instalação e sinalização e engenharia de tráfego. Arroio do Meio tem uma conta própria onde o Detran deposita os valores arrecadados das multas e utilizamos estes recursos exclusivamente no trânsito.

A Hora – Houve alguma multa neste primeiro dia?

Soares – No período educativo identificamos poucos condutores que desrespeitaram as normas. Eles foram advertidos com formulário próprio. Àqueles que insistiram no erro foram identificados e conversei com alguns deles que, a partir dai, começaram a cumprir as normas. Hoje, no primeiro dia, depois do período educativo, não tivemos nenhum problema. Todos os veículos notificados observaram as normas. Ou seja, acredito que o período educativo foi fundamental e suficiente para conscientizarmos todos àqueles que buscam estacionar na área do rotativo.

Vagas para estacionar o dia inteiro

– Rua Visconde do Rio Branco, em frente e ao lado da loja LS Confecções e ao lado da Lancheria do Dani;

– Rua Bento Gonçalves – Quadra em frente à Escola Guararapes ou fundos da Secretaria de Educação e Cultura;

– Rua São João, na entrada da área de Lazer;

– Rua Dr. João C. Machado, ao lado da Rodoviária;

– Rua Maurício Cardoso, próximo ao Supermercado Arroio-meense.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais