Campanha imuniza mais de dez mil pessoas

Estrela

Campanha imuniza mais de dez mil pessoas

A Secretaria de Saúde de Estrela encerrou o prazo de vacinação contra a gripe. Prorrogado por duas vezes pelo Ministério da Saúde (MS), o período da Campanha Nacional ficou aberto até sexta-feira, dia 22. Na semana, a vacinação foi disponibilizada…

Campanha imuniza mais de dez mil pessoas
Estrela

A Secretaria de Saúde de Estrela encerrou o prazo de vacinação contra a gripe. Prorrogado por duas vezes pelo Ministério da Saúde (MS), o período da Campanha Nacional ficou aberto até sexta-feira, dia 22. Na semana, a vacinação foi disponibilizada para toda a comunidade.

A prorrogação da campanha ocorreu devido à necessidade de melhorar o índice imunização dos grupos prioritários. Em Estrela, nos últimos dias houve um aumento considerável no número de pessoas que receberam a vacinas.

Para crianças menores de cinco anos e gestantes, a porcentagem melhorou, mas ainda assim ficou abaixo da meta. Nestes casos, mais de 300 pessoas buscaram as unidades de saúde. A meta, que era 90%, fechou em 88,8%. No geral, mais de 1,1 mil estrelenses que não faziam parte dos grupos prioritários ou doentes crônicos também acabaram vacinados. No total, Estrela imunizou mais de dez mil cidadãos.

Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela alerta também para a vacinação contra a Febre Amarela, principalmente pela aproximação do período de férias. Isso porque algumas pessoas aproveitam a época para viajar ao exterior, e em muitos países é exigida a comprovação da vacina para entrar no território. E para que esta tenha efeito são necessários no mínimo 15 dias.

A vacinação pode ser feita às quartas-feiras na Unidade Básica de Saúde Central (Rua Coronel Brito, nº 1058 – Bairro Oriental), no tradicional horário de funcionamento, das 7h às 19h. Os motivos para concentrar a vacinação em uma única data e local passam também pela logística, e a principal causa é evitar o desperdício. Segundo o departamento, são poucas as doses disponibilizadas, o remédio perde efeito até quatro horas após o frasco ser aberto, e nem sempre há interessados na vacina para que todo o conteúdo seja usado.

Vacinação

Período da campanha: 23/04 a 22/06
Meta para os grupos prioritários: 7.569 doses
Total: 6.722 doses (88,8%)
Total aplicado Doentes Crônicos: 2.116
Total aplicado – Pessoas Saudáveis: 1.195
Total geral aplicado – 10.033 doses

Acompanhe
nossas
redes sociais