Plantas bioativas em debate

Negócios

Plantas bioativas em debate

Reunião técnica aborda o potencial e os benefícios para a saúde humana e animal. Evento ocorre entre os dias 26 e 28 de julho, na Univates, em Lajeado

Plantas bioativas em debate

As plantas bioativas despertam grande interesse de agricultores, pesquisadores e extensionistas pelo potencial de utilização na saúde humana e animal. O cultivo e aproveitamento serão debatidos durante a 12ª Reunião Técnica Estadual. O evento organizado pela Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) ocorre entre os dias 26 e 28 de julho, na Univates, em Lajeado.

Conforme Elizangela Teixeira, assistente técnica regional da área social da Emater Regional de Lajeado, o encontro contará com diversas oficinas, painéis, mesas- redondas e palestras, que terão como tema “Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência”.

agronoticias_051

Os dois principais eixos em discussão serão a utilização das plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. “Queremos unir o conhecimento científico e popular para qualificar e fortalecer a cadeia produtiva”, aponta.

Além da parte teórica, haverá atividades práticas como trilhas ecológicas e interpretativas, panCaminhadas, oficinas temáticas, relatos de experiências, exposição de projetos escolares, espaço da erva-mate, apresentação de trabalhos científicos, espaço do cuidado, hora do chá e feira de produtos orgânicos – em parceria com a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

A expectativa é de que mais de 500 pessoas participem das discussões, debates e trocas de experiências propostas. A programação completa pode ser encontrada em  www.univates.br/evento/12a-reuniao-tecnica-estadual-sobre-plantas-bioativas.

Para saber

São consideradas como bioativas as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, bactericidas e até mesmo as que têm cunho místico ou religioso.

Acompanhe
nossas
redes sociais