A queda nas temperaturas acende o sinal de alerta quando o assunto são os animais de estimação. Apesar de muitas pessoas colocarem roupinhas em gatos e cachorros apenas por ser bonito ou combinar com a estação, alguns animais realmente sentem necessidade do uso de agasalho nos dias mais frios.
De acordo com a médica-veterinária Roberta Kraemer, da Novo Cão, os animais podem sentir mais ou menos frio dependendo da pelagem de cada um. “Animais de pelo muito longo não sentem tanto frio quanto os de pelo curto ou mais ralinho”, diz.
O cuidado com cães e gatos idosos deve ser redobrado, especialmente no inverno. “Os idosos sofrem mais com as baixas temperaturas. São mais sensíveis que os demais e têm facilidade de adquirir doenças respiratórias. É importante ficar de olho”, indica.
Os filhotes também precisam de atenção. De acordo com Roberta, eles ainda são muito sensíveis ao frio e devem ser protegidos, seja por cobertores na hora de dormir e roupinhas nos dias de baixas temperaturas.
Agasalhos e roupinhas não fazem mal ao pet, porém, devem ser usados da forma correta. “A roupa deve ser escolhida de acordo com o porte físico de cada animal, escolhendo a que se ajusta melhor no corpo, sempre cuidando para que não impeça os movimentos por ser apertada demais por exemplo. O que tem que prevalecer é o conforto sempre”, aconselha. Para cães que não estão acostumados, o ideal é introduzir a novidade aos poucos.
Tecidos
Alguns animais podem apresentar sensibilidade ao algodão ou outros tipos de tecido. Nesses casos, podem demonstrar sinais de que algo está errado, começando a se coçar ou apresentando queda mais intensa dos pelos. Caso isso aconteça, o recomendado é retirar imediatamente a roupa e buscar apenas mantê-lo em espaços da casa que sejam mais aquecidos.
Ferimentos ou alergia
Se o cão apresentar feridas na pele, o ideal é que não use roupinhas. O local dos machucados deve estar arejado para que cicatrize com mais rapidez e facilidade.
Dicas da veterinária
Algumas raças como husky siberiano, golden retriever, samoieda e são bernardo se mostram particularmente mais resistentes ao nosso frio.
Já raças de cães como pinscher, buldog, pug, chihuahua, boxer, dachshund e demais sentem mais com a queda das temperaturas.