Com o tema Cartoons e as Leituras do Cotidiano, o Festival do Livro Gustavo Adolfo chega à 16ª edição. A programação começa nesta segunda-feira, 25, com a presença de Alexandre Beck, o criador do personagem Armandinho. Ele fala aos alunos dos anos finais e do Ensino Médio no Centro Comunitário Evangélico.
Segundo o diretor, Edson Wiethölter, os alunos trabalham a temática dentro de sala de aula, de forma interdisciplinar, com destaque na área das linguagens. Além disso, a expectativa dos estudantes é grande para conhecer quem deu vida ao Armandinho, personagem infantil com indagações que fazem até os adultos refletirem. “As nuances desses registros falam da vida social, do cotidiano, de política e do contexto em que a sociedade está inserida.”
Com base nas edições anteriores, espera-se cerca de 15 mil pessoas no evento. Além da programação cultural, cerca de 20 mil livros estarão expostos pelas livrarias Wessel e Armazém.
O Festival do Livro Gustavo Adolfo é aberto à comunidade e tem apoio do A Hora e patrocínio do Sicredi, Movesco e Univates.
Autores
Alexandre Beck: formado em Agronomia e em Comunicação Social, o catarinense de Florianópolis é o criador do personagem Armandinho. Tem dez livros publicados no Brasil e quatro em Portugal.
Alex Limberger: ator e contador de histórias, trabalha com teatro desde 1998. No mesmo ano, fundou o Grupo Teatral Atuadores Pur’arte que, ao completar 18 anos em 2016, passou a ser chamado de Teatro Ateliê.
Guilherme Bianchini: lajeadense, é formado em Engenharia de Alimentos pela Unisinos e escritor e autor de Contos, Historinhas e Diálogos de Humor e Diário de um Detetive.
Rodrigo Martini: lajeadense, o jornalista é formado pela Univates. É colunista e repórter do A Hora. Em 2014, com a ajuda do jornalista Anderson Lopes, produziu o Guia Vem, com textos e fotografias do turismo regional.
Eleonora Medeiros: escritora e contadora de histórias de Uruguaiana. Formada em Magistério e Pedagogia, é autora de Luzia, a Gatinha Pretinha, A Princesa Escabelada e o Galante Vendedor de Pentes, Uma Colcha para Cobrir o Mundo, Um Livro Fascinante e Bandele.
Léia Cassol: paranaense, escritora de literatura infantil e infanto-juvenil, tem mais de 50 obras publicadas. Suas atividades de contação de histórias são interativas e envolvem dança, música e teatro.
Jonas Ribeiro: é formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC-SP. Já escreveu mais de cem livros.
Programação
* Segunda, 25
8h30min – Abertura
com Alexandre Beck
14h30min – Orquestra CEAT
Contador de histórias Alex Limberger
19h – Coral infantil GA
Lançamento dos livros
* Terça, 26
9h – Banda Analfabetismo Poético
Peça teatral Lá na Casa da Vizinha
14h30min – Banda Analfabetismo Poético
Colunista e repórter Rodrigo Martini
Cartunista e escritor Guilherme Bianchini
19h – Coral Infantil GA
Lançamento dos livros
* Quarta, 27
9h – Coral infantojuvenil GA
Contadora de histórias e escritora Eleonora Medeiros
13h30min – Dança GA
Contadora de histórias e escritora Eleonora Medeiros
19h – Coral infantojuvenil GA
Sarau Literário
* Quinta-feira, 28
9h – Dança GA
Autora presente Léia Cassol – 13h30min | Coral Infantil GA
Autora presente Léia Cassol – 19 – Dança GA
Lançamento dos livros – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
* Sexta-feira, 29
9h – Coral Infantil GA
Autor presente Jonas Ribeiro –
14h30min – Dança GA
Autor presente Jonas Ribeiro – Ed. Infantil e anos iniciais
19h – Mostra de vídeos e Stop Motion – Ensino Médio
Encerramento oficial
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br