Dentro da programação do Seminário Internacional pela Justiça Restaurativa na Educação, que encerrou a programação ontem em Porto Alegre, um dos destaques foi a apresentação, no Auditório do Ministério Público, das experiências em Justiça Restaurativa no município de Lajeado.
Os projetos e experiências foram apresentadas pelo juiz de Direito titular da Vara de Família e Sucessões, Juizado da Infância e Juventude e coordenador do Cejusc da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson; pelo promotor da Infância e Juventude do município, Sérgio da Fonseca Diefenbach; e pela professora Joice Marciane Schneider, supervisora da Secretaria de Educação de Lajeado.
Na mesa ainda estava Ana Severo, diretora da Justiça, da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul.
A exposição foi acompanhada pela professora norte-americana Kay Pranis que fez a palestra de abertura na quarta-feira, e pelo coordenador do Núcleo de Formação em Justiça Restaurativa da Escola da Ajuris, Leoberto Brancher.
Treinamento
Na experiência de Justiça Restaurativa de Lajeado, cerca de 150 professores das redes municipal e estadual fizeram treinamentos no curso Círculos de Construção de Paz ao longo de 2017.
O objetivo era instruir os profissionais da educação a atuarem como facilitadores na prevenção de conflitos em sala de aula.
Esses professores também têm o papel de lideranças na educação, em busca da prevenção de conflitos e sensibilização de organizações governamentais e não governamentais para a utilização de processos circulares em espaços educacionais
Mobilização
De acordo com os organizador do Seminário Internacional pela Justiça e Construção de Paz nas Escolas, a iniciativa busca mobilizar comunidades escolares e instituições a engajarem-se num amplo processo de fortalecimento e pacificação social, baseado nas práticas da Justiça Restaurativa como estratégia de promoção da cultura de paz e da prevenção ou superação de conflitos e violências envolvendo crianças, adolescentes e seus entornos familiares e comunitários.