Entrevero do Tiago

Minha dica

Entrevero do Tiago

Criado pela avó materna até os 10 anos, Tiago Schmitt, 27, estava sempre na “barra da saia” dela para vê-la cozinhar. “Ainda mais quando saía uma calça virada, ‘roubava’ uma e comia crua mesmo, desde então, sempre fui interessado por…

Entrevero do Tiago

Criado pela avó materna até os 10 anos, Tiago Schmitt, 27, estava sempre na “barra da saia” dela para vê-la cozinhar. “Ainda mais quando saía uma calça virada, ‘roubava’ uma e comia crua mesmo, desde então, sempre fui interessado por culinária.”

Ele conta que sempre foi muito curioso, e ao observar a forma com que os sabores combinavam, nunca havia aprofundado os estudos sobre os ingredientes e receitas, fazia sempre o básico, receitas passadas de geração a geração.

Com o incentivo da mãe, este ano procurou iniciar alguns cursos e buscar algumas informações e dicas pela internet. Cada vez que aprende uma receita ou técnica nova, tenta reproduzir para os amigos e familiares. “A culinária que mais pratico é a gaúcha, pelo seus temperos e tradicionalismo que há no nosso sangue.”

Natural de Marques de Souza, o técnico de TV vai do trabalho ao estudo de segunda a sábado. É nos fins de semana que consegue assumir a cozinha e inventar. “Chamo os amigos para uma roda de viola ou até jogar aquela sinuca, e sem esquecer o principal, caprichar fazendo algo bom na cozinha.”

O gosto pela comida que vem de família sempre foi um incentivo a Tiago que procura preparar os mais variados pratos em casa. Entre os amigos, ele se dispõe a enfrentar as panelas, mas conta que a briga é sempre grande e brinca que é maior ainda pra quem vai lavar a louça no final.

Apesar de se dar muito bem misturando ingredientes, conta que ainda não passou pela cabeça seguir a culinária profissional. “Mas confesso que há uma curiosidade.”

Seus pratos são inspirados nos sentimentos que a arte gastronômica lhe proporciona. “Para mim, cozinhar é uma forma de expressar seu sentimento, onde você coloca toda a emoção em uma receita que traz felicidade e harmonia para a pessoa que for comer.”

Gastro_03

INGREDIENTES

• Calcular, em média, 300 a 400g de carne por pessoa
• Carne de rês
• Carne de suíno
• Peitos de frango
• Coração de frango
• Linguiça calabresa
• Sal
• Cebola
• Tomate
• Molho shoyo
• Chimichurri
• 1 a 2 potes de requeijão

MODO DE PREPARO

• A receita pode ser executada em um disco ou panela de ferro, que seguram bem o calor e fritam bem as carnes.
• Na mesma ordem das carnes, frite uma de cada vez, reservando-as quando estiverem prontas. Acrescentar os devidos temperos para cada carne. Acrescentar o sal, a cebola e o tomate picados a gosto. Na de rês, acrescentar molho shoyo. No suíno, acrescentar pitadas de chimichurri. Nas demais, somente sal, cebola e tomate.
• Quando todas as carnes estiverem fritas, juntar na mesma panela que as frituras foram feitas. Deixar cozinhar, acrescentar rodelas de pimentão verde, amarelo e vermelho. Levemente acrescentar água para não queimar.
• Por fim, acrescentar 1 a 2 potes de requeijão, dependendo da quantidade de carne. Pode ser servido com batata frita, acompanhado de um arroz ou até na forma de sanduíche com pão francês (cacetinho).

DICA: quanto mais tempo de preparo e cozimento, melhor o sabor e a suculência.

Acompanhe
nossas
redes sociais