A primeira atividade do Revive Boa Vista em 2018 ocorre neste sábado, 23, no Centro Administrativo. Consistirá no recolhimento de lixos especiais, impróprios para o sistema de coleta convencional. A partir das 8h30min, dezenas de voluntários trabalharão no posto de descarte a ser montado no Pavilhão Multiuso, ao lado da prefeitura.
Aparelhos eletrônicos, sucatas, pilhas, medicamentos vencidos, cartões magnéticos, celulares, chapas de raios X, baterias (exceto de veículos), óleo de cozinha, entre outros objetos, serão recolhidos. Uma empresa especializada será responsável pela destinação adequada dos objetos.
Ações semelhantes já estão programadas para este ano, de modo a contemplar outras localidades. Em 4 de agosto, será a vez do bairro Canabarro; em 20 de outubro, a ação volta ao Centro Administrativo, em programação conjunta com a tradicicional coleta de resíduos nas margens do Arroio Boa Vista; e em 1º de dezembro, a ação ocorre de novo no Canabarro.
A iniciativa é promovida pela unidade da Parceiros Voluntários de Teutônia, em parceria com a administração municipal e Emater/RS. Também tem apoio das entidades e empresas mantenedoras: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.

(SEM LEGENDA)
A analista ambiental da Certel e diretora do Setor de Ação Social e Parceiros Voluntários da CIC, Tatiana da Costa Weber, ressalta que o objetivo é proporcionar a oportunidade para que a população descarte os resíduos de forma correta. “São resíduos potencialmente poluidores que precisam de destinações adequadas conforme a sua tipologia”, explica.
O Revive Boa Vista existe desde 2010. Nas três ações do projeto no ano passado, coletaram mais de mil itens de lixo eletrônico e hospitalar, além de 71 litros de óleo de cozinha, 24 medicamentos vencidos e 55 chapas de raios X.
Às margens do arroio, cerca de 40 voluntários recolheram 250 quilos de lixo, incluindo plásticos, materiais de construção, roupas, garrafas, pneus, entre outros.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br