“O skate transforma vidas”

Notícia

“O skate transforma vidas”

Hoje é o Dia Mundial do Skate. Pedro Horn, mais conhecido como Bigão, é um dos entusiastas do esporte no Vale. Morador de Estrela e com cerca de 15 anos de experiência, considera o skate mais do que um esporte.…

“O skate transforma vidas”

Hoje é o Dia Mundial do Skate. Pedro Horn, mais conhecido como Bigão, é um dos entusiastas do esporte no Vale. Morador de Estrela e com cerca de 15 anos de experiência, considera o skate mais do que um esporte. É uma estilo de vida.
• Há quanto tempo anda de skate?
Comecei com cerca de 15 anos. Antes era complicado, pois não era divulgado. A partir dos 15 anos, eu tive o primeiro contato com o skate de qualidade, andava todo dia, juntava uma galera. Montava uns obstáculos na rua, sempre lutando por espaço, pois aqui na cidade não existia nenhuma pista.
• No início o skate era tido como uma prática marginal, como está hoje?
Hoje é muito mais aceito pela sociedade. O skate está na TV aberta, é um esporte que estará na Olimpíada de 2020, em Tóquio. Assim como em outros esportes, tem muita gente que não curte e nem quer saber, sempre vai haver um preconceito, mas com certeza é bem menor do que antes.
• Qual a vinculação do skate com movimentos sociais e culturais?
O skate tem várias ramificações, existem várias tribos, diferentes estilos musicais e pensamentos. O skate transforma vidas. Pessoas que podiam ser bandidos, hoje são profissionais do esporte. Tem o caso do Formiga, que era um morador de rua e se tornou um grande skatista profissional. Existem transformações de vida, pessoas que não tinham acesso ao skate e acabam conhecendo por meio de projetos sociais.
• Como funciona a integração na região?
Todos são bem unidos, andam nos mesmos locais, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul têm boas pistas. Têm grupos grandes, trocamos ideias por meio das redes sociais. Podia ser mais ativo na questão de buscar novidades, a nova geração é mais acomodada, então, é difícil disso acontecer.
• O que o skate representa da tua personalidade?
O skate para mim é tudo. É uma válvula de escape, uma terapia, é uma conquista pessoal e profissional. Skate é muita coisa, mas principalmente arte. Acho que todo ser humano tem que ter isso na vida, um pouco de esporte e arte e, para mim, o skate agrega tudo isso. Ainda há os vínculos de amizade que ele me proporciona, enfim, skate é muita coisa para mim.

Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais