O governo tenta captar R$ 5 milhões via Badesul. Nessa segunda-feira, 18, uma comitiva local se reuniu com representantes da instituição, em Porto Alegre. Se aprovados, os recursos viabilizarão obras e ações em diversas áreas.
Entre as propostas, estão pavimentações de ruas e melhorias em calçadas, a modernização da rua Capitão Schneider e a reestruturação da Praça Redentora, ambas no bairro Canabarro.
O financiamento também prevê a revisão do Plano Diretor, que precisa ser adequado ao Estatuto das Cidades, bem como a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.
Outro projeto é o Plano de Recursos Hídricos. Junto com os estudos topográficos que já estão prontos, o plano é necessário para o desenvolvimento do projeto de coleta e tratamento de esgoto do município. “É um estudo muito importante que já deveria ter sido feito na cidade faz muito tempo”, afirma o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus.
Parte da verba será usada ainda para a implantação de um “caminhódromo” que partirá do trevo da rua 17 de Junho em direção à Linha Ribeiro, com a extensão de 1,5 quilômetros. Outro projeto consiste na criação de calçadas de dois metros de largura na 17 de Junho, entre o trevo e as proximidades do posto rodoviário de Canabarro.
Qualidade de vida e desenvolvimento
De acordo com o subsecretário, os projetos estão em fase final de avaliação por parte do Badesul. A expectativa é de obter uma resposta da instituição até julho. Após a formalização dos contratos, devem iniciar os processos licitatórios para execução das obras.
Partiparam da reunião em Porto Alegre o prefeito Jonatan Brönstrup, o vice Valdir Oliveira do Amaral, o engenheiro Alexandre Etgeton e a chefe do Setor de Projetos, Olívia Steffler. Os projetos foram entregues ao diretor-presidente do Badesul, Paulo Odone Chaves de Araújo Ribeiro, e para a superintendente de Setor Público, Márcia Meneghini Santana.
“São obras de extrema importância para Teutônia. Vamos possibilitar investimentos que contribuem na melhoria da qualidade de vida da população, além de ampliar a infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social do município”, destaca Brönstrup.
Pavimentações
Recursos desse financiamento ainda serão usados para a pavimentação de cinco vias, em diferentes localidades. No bairro Teutônia, será contemplada a rua Carlos Schwambach Filho; no Centro Administrativo, a rua 7 Sul; e no bairro Canabarro, as ruas 20 de Maio, Adão de Oliveira e Décio Pellegrini.
O Executivo também aguarda liberação de outro financiamento da Caixa Econômica Federal, por meio do projeto Avançar Cidades, no valor de R$ 15 milhões. Com o montante, a administração planeja o asfaltamento de mais 39 ruas. Conforme o secretário de Obras, Marcelo Walter, as vias a receberem investimentos serão anunciadas quando a captação dos recursos estiver confirmada.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br