O adeus ao advogado, empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Marcos Tonin, lotou a câmara de vereadores.
Amigos, familiares e autoridades relembraram a atuação do líder comunitário em prol do desenvolvimento regional. Tonin foi sepultado no Cemitério Santo Antão.
Ele tinha 75 anos e morreu no sábado à noite em Capão da Canoa, após sofrer um infarto. Natural de Farroupilha, ele era viúvo e deixa os filhos Simone, Fernanda, Ana Paula e Gustavo. Além dos netos Luana, Júlia, Lucas e Letícia.

Presidente da Aci-E morreu no sábado em Capão da Canoa
Reconhecido pela atuação comunitária, participou do processo de emancipação de Nova Bréscia, onde também foi professor e montou um comércio de roupas e papelaria.
Na Aci-E, foi responsável por projetos como a instalação de câmeras via Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). Ele também foi presidente da Suinofest, festa gastronômica, cultural e comercial de Encantado.
Assume a presidência da Aci-E, a vice, Renata Galiotto. Ela decretou três dias de luto na entidade devido ao falecimento de Tonin.
“Notícia que nos deixa muito triste. Ainda não assimilei. Perdi um amigo. Perda irreparável para o município e para a região. Era uma pessoa que estava no auge e estava feliz ”, destaca.
Legado de envolvimento
Autoridades e amigos relembram a atuação de Tonin. “Sempre foi um líder envolvido na comunidade. É uma grande perda para a cidade e vai deixar uma lacuna”, comenta o prefeito Adroaldo Conzatti.
Para o diretor do Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST) Evandro Klein, Tonin se destacava pelo envolvimento comunitário. “Foi uma das primeiras pessoas que conheci em Encantado. As comunidades precisam de líderes como ele. Sempre se dedicou sem pedir nada em troca”, diz.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Peretti, enfatiza: “foi um grande líder. Sempre disposto a puxar a frente. Guardo só coisas boas dele”.

(SEM LEGENDA)
“Sempre foi inovador. Temos muito a homenagear o trabalho dele”, enaltece o diretor técnico-sindical da Ocergs-Sescoop, Irno Augusto Pretto.
O presidente da câmara de vereadores, Marino Deves (PP) lamenta a morte de Tonin. “Era um amigo. Conversávamos todos os dias. Era um homem dedicado e trabalhador. Não tenho nem palavras para descrever essa perda”, menciona.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br