Legislativo premia líderes comunitários

Encantado - COOPERAÇÃO EM DESTAQUE

Legislativo premia líderes comunitários

Sessão solene na câmara homenageia multiplicadores do cooperativismo

Legislativo premia líderes comunitários
Encantado

Na sessão solene da Semana do Cooperativismo, os vereadores homenagearam cinco líderes locais engajados com o cooperativismo.

O ato iniciou com um painel sobre cooperativismo e sua importância para o desenvolvimento. Para o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Ocergs-Sescoop/RS), Vergílio Périus, mesmo com a crise econômica, as cooperativas aumentaram o número de empregos.

Nos anos de 2015 a 2017, diz, houve crescimento de cinco mil novas vagas e também evolução nas cooperativas de crédito e no sistema médico cooperativado. O salário médio é superior em cerca de 25% do que das empresas privadas.

“A razão do crescimento é a grande resiliência das cooperativas”, enfatiza. Outro dado apresentado por ele é de que cerca de 50% da população gaúcha está ligada a alguma cooperativa. O sistema representa 10% ou cerca de R$ 41 bilhões do PIB gaúcho.

Sobre o Vale do Taquari, mencionou a importância da força cooperativa existente. “É o vale mais rico do cooperatismo no Brasil, o vale do Silício da economia cooperativada no Brasil. Aqui, de cada dez pessoas, oito são associadas a alguma cooperativa”, salienta Périus, com base em pesquisas feitas pela Univates.

14_AHORA

O presidente do Legislativo, Marino Deves (PP), afirmou que o cooperativismo existe e se perpetua na comunidade regional e no município desde a emancipação. Para ele, o sistema representa tanto a força econômica como um fator de agrupamento social.

O cooperativismo para os homenageados

A proposta da programação foi de autoria do vereador Diego Augusto da Rosa Pretto (PP), conforme a lei nº 4.426/2018 de 10 de maio deste ano. “Cooperativa não é um nome de uma empresa, mas uma filosofia de vida para construir juntos”, enfatiza.

Legado regional

Os homenageados da noite foram o fundador da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), João Batista Marchese (in memoriam), representado pelo também cooperativista e associado da entidade Ademir Lorenzon.

O presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé; o diretor técnico-sindical da Ocergs-Sescoop, Irno Augusto Pretto; o presidente da Cosuel/Dália Alimentos, Gilberto Piccinini; e o ex-presidente da Cosuel e sócio fundador do Sicredi, Jatir Mezacasa.

Para Piccinini, esse sistema deixa um legado. “O cooperatismo tem sim uma importância fundamental. A inovação, a tecnologia, mostrar que o pequeno também pode ser forte”, disse.

Cé falou dos investimentos feitos pelas cooperativas e destacou ser uma marca dos países desenvolvidos a grande quantidade de cooperativas.

Pretto salientou que o cooperativismo se cria no berço, nas ações voltadas para a comunidade.

Cooperativistas Ricardo Cé, Gilberto Piccinini, Irno Pretto, João Batista Marchese (in memorian) e Jatir Mezacasa foram os homenageados

Cooperativistas Ricardo Cé, Gilberto Piccinini, Irno Pretto, João Batista Marchese (in memorian) e Jatir Mezacasa foram os homenageados

Quem são os Homenageados

JOÃO BATISTA MARCHESE (in memoriam) – Filho de agricultores, foi um dos fundadores da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) em 1947. Foi presidente da organização por 25 anos. Também administrou o município e foi deputado estadual.

JATIR MEZACASA – Presidente da Cosuel de 1977 até 1989. Participou de projeto de assentamento agrícola de Irá de Minas, a convite do então ministro da Agricultura, Alisson Paulineli, e do governador de Minas Gerais, Tancredo Neves.
Foi fundador, junto com outros 26 integrantes, da Credicrel, atual Sicredi Região dos Vales, sendo eleito presidente por quatro mandatos consecutivos até 1991. É cidadão honorário de Encantado e recebeu Moção de Honra do município de Nova Bréscia pelos serviços prestados ao cooperativismo e ao sindicalismo.

GILBERTO PICCININI – É o atual presidente da Cosuel, desde 1996. Foi membro do conselho Econômico do RS, conselheiro da Fundação Alto Taquari de Ensino superior (Fuvates) e 1º presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL). Além de ter sido diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Encantado, coordenador e integrante de vários conselhos da Ocergs, diretor da Aci-e, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do RS, conselheiro do Sescoop, Cidadão Honorário de Encantado e presidente da Câmara Temática do Leite. É formado em Administração de Negócios Agroindustriais pela Univates e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela mesma universidade.

IRNO AUGUSTO PRETTO – Ex-vereador e ex-secretário de Encantado. Foi um dos fundadores do cooperatrivismo médico em Lajeado, hoje Unimed. Desta, nascendo também a cooperativa de odontologia em setembro de 1972, a Uniodonto, precursora no Brasil e no mundo do cooperativismo na área da saúde odontológica. É o atual presidente da Uniodonto Federação e vice-presidente das Uniodonto dos vales Taquari e Rio Pardo.

RICARDO CÉ – Associado do Sicredi desde 1985, atuou em diversos cargos na cooperativa. Há 18 anos é presidente do Conselho de Administração do Sicredi Região dos Vales. É graduado em Economia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais