Na sessão solene da Semana do Cooperativismo, os vereadores homenagearam cinco líderes locais engajados com o cooperativismo.
O ato iniciou com um painel sobre cooperativismo e sua importância para o desenvolvimento. Para o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Ocergs-Sescoop/RS), Vergílio Périus, mesmo com a crise econômica, as cooperativas aumentaram o número de empregos.
Nos anos de 2015 a 2017, diz, houve crescimento de cinco mil novas vagas e também evolução nas cooperativas de crédito e no sistema médico cooperativado. O salário médio é superior em cerca de 25% do que das empresas privadas.
“A razão do crescimento é a grande resiliência das cooperativas”, enfatiza. Outro dado apresentado por ele é de que cerca de 50% da população gaúcha está ligada a alguma cooperativa. O sistema representa 10% ou cerca de R$ 41 bilhões do PIB gaúcho.
Sobre o Vale do Taquari, mencionou a importância da força cooperativa existente. “É o vale mais rico do cooperatismo no Brasil, o vale do Silício da economia cooperativada no Brasil. Aqui, de cada dez pessoas, oito são associadas a alguma cooperativa”, salienta Périus, com base em pesquisas feitas pela Univates.
O presidente do Legislativo, Marino Deves (PP), afirmou que o cooperativismo existe e se perpetua na comunidade regional e no município desde a emancipação. Para ele, o sistema representa tanto a força econômica como um fator de agrupamento social.
O cooperativismo para os homenageados
A proposta da programação foi de autoria do vereador Diego Augusto da Rosa Pretto (PP), conforme a lei nº 4.426/2018 de 10 de maio deste ano. “Cooperativa não é um nome de uma empresa, mas uma filosofia de vida para construir juntos”, enfatiza.
Legado regional
Os homenageados da noite foram o fundador da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), João Batista Marchese (in memoriam), representado pelo também cooperativista e associado da entidade Ademir Lorenzon.
O presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé; o diretor técnico-sindical da Ocergs-Sescoop, Irno Augusto Pretto; o presidente da Cosuel/Dália Alimentos, Gilberto Piccinini; e o ex-presidente da Cosuel e sócio fundador do Sicredi, Jatir Mezacasa.
Para Piccinini, esse sistema deixa um legado. “O cooperatismo tem sim uma importância fundamental. A inovação, a tecnologia, mostrar que o pequeno também pode ser forte”, disse.
Cé falou dos investimentos feitos pelas cooperativas e destacou ser uma marca dos países desenvolvidos a grande quantidade de cooperativas.
Pretto salientou que o cooperativismo se cria no berço, nas ações voltadas para a comunidade.

Cooperativistas Ricardo Cé, Gilberto Piccinini, Irno Pretto, João Batista Marchese (in memorian) e Jatir Mezacasa foram os homenageados
Quem são os Homenageados
JOÃO BATISTA MARCHESE (in memoriam) – Filho de agricultores, foi um dos fundadores da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) em 1947. Foi presidente da organização por 25 anos. Também administrou o município e foi deputado estadual.
JATIR MEZACASA – Presidente da Cosuel de 1977 até 1989. Participou de projeto de assentamento agrícola de Irá de Minas, a convite do então ministro da Agricultura, Alisson Paulineli, e do governador de Minas Gerais, Tancredo Neves.
Foi fundador, junto com outros 26 integrantes, da Credicrel, atual Sicredi Região dos Vales, sendo eleito presidente por quatro mandatos consecutivos até 1991. É cidadão honorário de Encantado e recebeu Moção de Honra do município de Nova Bréscia pelos serviços prestados ao cooperativismo e ao sindicalismo.
GILBERTO PICCININI – É o atual presidente da Cosuel, desde 1996. Foi membro do conselho Econômico do RS, conselheiro da Fundação Alto Taquari de Ensino superior (Fuvates) e 1º presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL). Além de ter sido diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Encantado, coordenador e integrante de vários conselhos da Ocergs, diretor da Aci-e, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do RS, conselheiro do Sescoop, Cidadão Honorário de Encantado e presidente da Câmara Temática do Leite. É formado em Administração de Negócios Agroindustriais pela Univates e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela mesma universidade.
IRNO AUGUSTO PRETTO – Ex-vereador e ex-secretário de Encantado. Foi um dos fundadores do cooperatrivismo médico em Lajeado, hoje Unimed. Desta, nascendo também a cooperativa de odontologia em setembro de 1972, a Uniodonto, precursora no Brasil e no mundo do cooperativismo na área da saúde odontológica. É o atual presidente da Uniodonto Federação e vice-presidente das Uniodonto dos vales Taquari e Rio Pardo.
RICARDO CÉ – Associado do Sicredi desde 1985, atuou em diversos cargos na cooperativa. Há 18 anos é presidente do Conselho de Administração do Sicredi Região dos Vales. É graduado em Economia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br