Três crianças e três adultos foram infectados com o vírus Influenza A H1N1 em Lajeado conforme o boletim epidemiológico do governo do Estado. O município é um dos 25 que tiveram casos confirmados da doença no RS. Um também foi registrado em Roca Sales. Ao todo, 68 pessoas foram diagnosticadas com gripe A no RS, com três óbitos.
A primeira morte no RS aconteceu em Lajeado. Era uma mulher de 31 anos, que havia dado à luz fazia menos de 45.
O aumento dos diagnósticos da doença contrastam com a baixa cobertura da campanha de vacinação. A meta de imunizar 90% dos grupos prioritários não foi alcançada. No Vale do Taquari não passa dos 76,7%, conforme dados da 16ª CRS.
De acordo com o coordenador da 16ª CRS, Ramon Zuchetti, o menor índice de cobertura é o de crianças com até 5 anos de idade, com 61,6%. Ao todo, aponta, 61.618 doses da vacina foram aplicadas na região.
Campanha prorrogada
Diante da baixa adesão, a campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 22. Desde o dia 11, a vacinação está aberta para as faixas etárias de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos.
Também podem receber a imunização crianças de 6 meses a 9 anos e 11 meses, pessoa com mais de 50 anos, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, gestantes, puérperas, doentes crônicos, detentos e funcionários do sistema prisional.
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a vacina é segura e produzida por vírus mortos e fragmentados que não trazem risco de causar doenças. A imunização protege contra três tipos de gripe Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br