Daqueles feitos por mães ou avós aos servidos em cerimônias inglesas, o chá é uma bebida que parece evocar o calor humano das relações. Apesar de as opções geladas estarem cada vez mais popularizadas, o charme ainda está na fumaça que sai da xícara.
Para além das versões em saquinhos que vão para o micro-ondas durante alguns segundos, quem visita a Casa de Chá Christiana Garcia pode provar uma ampla variedade de sabores do líquido que batiza o espaço. Na temporada de frio, o cardápio tem cerca de 35 opções. Já no verão, são quase 60 sabores a granel.
Segundo Christiana, existem os chás e as infusões. O primeiro termo se refere à bebida obtida a partir da planta camellia sinensis. Dessa mesma planta, se originam os chás verde, preto, branco, vermelho e azul. As cores na verdade se referem à classificação – e não à coloração – e variam conforme o tempo de maturação e fatores como umidade, calor e iluminação em ocorre a colheita.
Já a infusão é feita pela mistura de flores, brotos e frutas; naturalmente mais doces, portanto. Para garantir que o sabor se solte na água (95°C), a infusão é mais demorada – até 12 minutos. Os chás costumam infusionar durante quatro ou cinco minutos, em média. Em geral, são usados 2 gramas do produto, exceto quando a bebida é servida gelada – a porção dobra: 4 gramas.
Entre as infusões, o coquetel de frutas, que leva hibisco, rosa mosqueta, pedaços de abacaxi e papaia, passas e casca de laranja, é rico em vitamina C e um dos preferidos do público. Outro muito pedido é o sangria: a mistura de maçã, beterraba, passas, laranja, casca de laranja e hibisco. Também é usado no preparo de drinks, com ou sem álcool.
A casa trabalha com a marca espanhola Tea Shop. Segundo a proprietária, a equipe sempre conversa sobre os sabores e origem dos chás, a fim de que o público se insira mais nessa cultura. Para acompanhar, diversas delícias doces e salgadas.
As opções que levam frutas e aquelas com leite estão entre as favoritas. Christiana acredita que a última mistura se deva às tradições comuns no interior de fazer o queimado de açúcar com leite ou leite com chá de macela.
Entre os pretos, o destaque fica para o descafeinado, que pode ser consumido inclusive por gestantes e lactantes. Já o Gracia Blend Black foi o primeiro que a marca misturou com outros elementos – pétalas de rosa, folha do morango, casca de laranja, sabor de baunilha e girassol. Outra opção de chá preto é o Sensual Tea Hot, que tem um fundo de pimenta.
Entre as outras linhas, também não faltam misturas interessantes, como o chá vermelho com manga e coco ou o branco com laranja azeda e morango. O bule com 230ml a 250ml custa R$ 7. Já as versões com o leite ou geladas, R$ 8,50.