Os presidentes das associações de moradores convocam as comunidades para auxiliarem nas construções das sedes próprias.
Os trabalhos já ocorrem faz alguns meses no bairro Moinhos D´Água, onde parte do piso da estrutura já foi concretada.
No Centenário, o desafio é reformular o antigo campo de futebol, criando o Parque Ouro Verde. Por ora, os dois empreendimentos serão custeados apenas com recursos dos moradores e empresários dos respectivos bairros.
Rodrigo Henicka, presidente da associação do Centenário, convida todos para auxiliarem no mutirão, que inicia a partir das 9h deste sábado, junto ao antigo campo do Esporte Clube Ouro Verde.
A proposta, explica, é construir um novo parque na cidade, com dois campos de minifutebol, uma quadra de areia, pista de caminhada, brinquedos, academia ao ar livre e outros aparelhos. “Os mutirões ocorrerão aos sábados, com almoço para os colaboradores”, convida ele.
Os moradores aprovam a iniciativa. Ontem à tarde, os amigos Lucas Wunder, Guilherme Zim, Ricael Becker e Guilherme Hubert jogavam futebol em uma área improvisada daquele terreno. Reclamam das poucas condições para a prática do esporte preferido. “Gostaríamos de novas goleiras, com rede. E um campo melhor. Uma pena que está assim.”
A turma também alerta para a importância de uma nova escolinha de futebol no bairro. Sobre o mutirão, eles prometem ajudar a comunidade. “À noite não temos como jogar bola. Não há postes de iluminação por aqui”, completam.
O projeto arquitetônico do Parque Ouro Verde também será custeado pela associação de moradores.

No Moinhos D´Água, parte da sede própria da associação está pronta
Mutirão no Moinhos D´Água
Paulo Roberto Schneider, presidente da Associação de Moradores do Bairro Moinhos D´Água, coordena a construção da sede própria da entidade, em frente à creche municipal, na rua Waldemar Schossler.
Além da concretagem do espaço, que está quase concluída, algumas vigas já foram erguidas, assim como parte da copa e dos banheiros.
Assim como no bairro Centenário, a ideia do representante local é construir um parque naquele local, onde também está sendo erguido um ginásio de esportes. Para tal, já existem duas licenças ambientais.
Neste fim de semana, informa Schneider, haverá novo mutirão entre os moradores para seguir com a obra. Segundo ele, os trabalhos serão realizados no sábado e no domingo. Todas as doações de material de construção são importantes, alerta o presidente, que também planeja novos eventos durante o ano para arrecadar recursos.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br