As máquinas voltaram a trabalhar intensamente nas obras de recapeamento da ERS-421, no trecho urbano do bairro Conventos. Os serviços estavam paralisados pelo Daer faz pelo menos quatro meses. Há diversos trechos sem asfalto e com muitos buracos, forçando motoristas a trafegar na contramão.
Ontem, diversas máquinas trabalhavam no trecho próximo à divisa com o município vizinho, Forquetinha. Havia pontos com pequenos engarrafamentos em função das obras, o que não gerava muita reclamação por parte dos motoristas.
“A gente perde alguns minutos aqui na fila, mas para isso a gente até faz questão. Uma pena que demoraram tanto tempo para retomar as obras. Está muito perigoso. Por sorte, não houve acidente grave”, avalia o motorista de caminhão, Carlos Rogério Souza, morador do bairro Imigrante.
Sobre os riscos, a presidente da Associação de Moradores do Bairro Conventos, Celi Ulrich, alerta para danos em alguns veículos. “Não lembro de nenhum acidente confirmado. Mas me falaram que alguns carros tiveram os pneus furados.”
De acordo com o Daer, os trabalhos na ERS-421 foram retomados ontem e “estavam parados por conta da falta de fornecimento de material asfáltico por parte da Petrobras.”
Agora, informa a assessoria de imprensa do departamento do Estado, estão sendo executados os serviços de recolocação de toda a capa asfáltica retirada meses atrás, que devem ser concluídos em até 15 dias. Depois, também serão necessários mais 15 dias para a sinalização horizontal ser recuperada.
Além dessas obras, o Daer trabalha na manutenção e recuperação de outras estradas ou trechos de rodovias estaduais da região, como a própria ERS-421 (Lajeado-Forquetinha), a ERS-423 (Marques de Souza-Progresso), ERS-332 (Encantado-Arvorezinha) e ERS-425 (do entroncamento da ERS-332 até Nova Bréscia).
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br