Copa estimula a criatividade

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Copa estimula a criatividade

Usar a Copa do Mundo como o centro de uma série de trabalhos nas disciplinas de Artes e Educação Física. Foi assim que surgiu o projeto A Corporeidade e a Criação na Copa do Mundo, desenvolvido no Colégio Madre Bárbara,…

Copa estimula a criatividade

Usar a Copa do Mundo como o centro de uma série de trabalhos nas disciplinas de Artes e Educação Física. Foi assim que surgiu o projeto A Corporeidade e a Criação na Copa do Mundo, desenvolvido no Colégio Madre Bárbara, em Lajeado.

A ideia foi do professor de Educação Física, Carlos Ignácio Bosse, que queria desenvolver trabalhos sobre a Copa. Consultou a professora de Artes, Vanderleia Freitas dos Santos, que gostou da proposta e começou a desenvolver o projeto. Decidiram trabalhar com todas as turmas, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. “Todos os trabalhos estão aliados ao conteúdo proposto pela rede de ensino”, comenta Vanderleia.

Para empolgar os alunos e fazer com que abraçassem a ideia dos professores, houve um dia de troca-troca de figurinhas. O lançamento do projeto foi feito em uma manhã, com os alunos batendo figurinhas do álbum da Copa. Iniciou em abril, e desde então vem sendo desenvolvido.

A professora Vanderleia considera os alunos muito criativos. “Foi um trabalho em que vi empenho de todos. Eles gostam de criar, têm facilidade para desenvolver bons trabalhos. Eu só preciso instruí-los, depois disso, eles comandam.”

Projeto “A corporeidade e a criação da Copa do Mundo” foi desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara

Projeto “A corporeidade e a criação da Copa do Mundo” foi desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara

Durante as aulas de Artes, os alunos do 6º ano confeccionaram o mascote da Copa, o lobo siberiano Zabivaka, que deveria ser feito de forma tridimensional. Na aula de Educação Física, confeccionaram as réplicas dos estádios.

O 7º ano precisava trabalhar histórias em quadrinhos. Então, a professora propôs que desenvolvessem um livro de histórias em quadrinhos fotografadas. A proposta foi contar sobre os títulos do Brasil. “Assim os alunos puderam se inteirar mais sobre as participações do nosso país na Copa”, diz Vanderleia.

O 8º ano precisava trabalhar a por art e a serigrafia. Ao invés do básico, que seria serigrafar camisetas, os alunos tiveram a ideia de fazer os próprios cachecóis. A professora comprou o tecido e cada aluno ficou responsável por um país do mundial. “A ideia do cachecol veio dos alunos, pois viram que é um hábito das torcidas erguer os seus cachecóis”, complementa a professora.

A releitura de uma obra de Leslie Shows, da 8ª Bienal do Mercosul, foi a ideia proposta para o 9º ano. Os alunos deveriam fazer uma criação a partir da bandeira dos países, onde as cores se desprendiam do branco da bandeira. Deveriam usar a criatividade, e tinham a possibilidade de explorar qualquer material.

O projeto chega ao fim nesta semana. Na segunda-feira, 18, os trabalhos abrirão uma exposição na Casa de Cultura de Lajeado. Ficam expostos até o dia 29.

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