Usar a Copa do Mundo como o centro de uma série de trabalhos nas disciplinas de Artes e Educação Física. Foi assim que surgiu o projeto A Corporeidade e a Criação na Copa do Mundo, desenvolvido no Colégio Madre Bárbara, em Lajeado.
A ideia foi do professor de Educação Física, Carlos Ignácio Bosse, que queria desenvolver trabalhos sobre a Copa. Consultou a professora de Artes, Vanderleia Freitas dos Santos, que gostou da proposta e começou a desenvolver o projeto. Decidiram trabalhar com todas as turmas, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. “Todos os trabalhos estão aliados ao conteúdo proposto pela rede de ensino”, comenta Vanderleia.
Para empolgar os alunos e fazer com que abraçassem a ideia dos professores, houve um dia de troca-troca de figurinhas. O lançamento do projeto foi feito em uma manhã, com os alunos batendo figurinhas do álbum da Copa. Iniciou em abril, e desde então vem sendo desenvolvido.
A professora Vanderleia considera os alunos muito criativos. “Foi um trabalho em que vi empenho de todos. Eles gostam de criar, têm facilidade para desenvolver bons trabalhos. Eu só preciso instruí-los, depois disso, eles comandam.”
Durante as aulas de Artes, os alunos do 6º ano confeccionaram o mascote da Copa, o lobo siberiano Zabivaka, que deveria ser feito de forma tridimensional. Na aula de Educação Física, confeccionaram as réplicas dos estádios.
O 7º ano precisava trabalhar histórias em quadrinhos. Então, a professora propôs que desenvolvessem um livro de histórias em quadrinhos fotografadas. A proposta foi contar sobre os títulos do Brasil. “Assim os alunos puderam se inteirar mais sobre as participações do nosso país na Copa”, diz Vanderleia.
O 8º ano precisava trabalhar a por art e a serigrafia. Ao invés do básico, que seria serigrafar camisetas, os alunos tiveram a ideia de fazer os próprios cachecóis. A professora comprou o tecido e cada aluno ficou responsável por um país do mundial. “A ideia do cachecol veio dos alunos, pois viram que é um hábito das torcidas erguer os seus cachecóis”, complementa a professora.
A releitura de uma obra de Leslie Shows, da 8ª Bienal do Mercosul, foi a ideia proposta para o 9º ano. Os alunos deveriam fazer uma criação a partir da bandeira dos países, onde as cores se desprendiam do branco da bandeira. Deveriam usar a criatividade, e tinham a possibilidade de explorar qualquer material.
O projeto chega ao fim nesta semana. Na segunda-feira, 18, os trabalhos abrirão uma exposição na Casa de Cultura de Lajeado. Ficam expostos até o dia 29.