Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Jorge Schmidt, do distrito da Delfina, mantêm a cultura local por meio das práticas e da culinária.
Na semana passada, colheram bergamotas e, acompanhados de técnicos da Emater, produziram geleia para a merenda escolar. Além disso, suco também foi produzido e apreciado na oficina culinária.
A experiência foi com alunos do 7º ano, coordenados pela professora Roseli Brito, que na Semana do Meio Ambiente trabalharam o tema “Cuidar do meio ambiente é cuidar da própria casa”.
De acordo com a diretora Cristine Mädke, são ações que se completam. “O que se observou é que, mesmo nós que utilizamos bastante nosso jardim, horta, pomar, ainda há muita coisa que se desperdiça ou não é bem aproveitada. Foi a partir daí que surgiu a ideia”, diz.
Alguns dos estudantes que colheram as frutas e depois entraram na cozinha da escola para a produção de geleia participam do programa Cooperativas Escolares, desenvolvido no município em parceria com a Sicredi.
Uma das alunas é Mirele Tainá Plentz, 12. “São coisas interessantes que às vezes não imaginamos porque não conhecemos”, relata.
Segundo a chefe do escritório Emater/RS-Ascar, Tania Schmitt de Queiroz Stein, que foi parceira do processo, trata-se de uma iniciativa de grande validade para a comunidade. “O que temos é que explorar alternativas para esses alimentos saudáveis”, detalha.
Novas ações nesse sentido serão realizadas ao longo do ano. Mais informações pelo 3712-7005.