O agricultor Dalci José Corbellini, 60, estima prejuízo de mais de R$ 40 mil em função do vendaval que atingiu a região na madrugada de ontem.
A força do vento destruiu mais de três mil árvores na propriedade dele, localizada em Linha Sete de Setembro, em Sério.
As árvores de eucalipto clonado integravam parte de área reflorestada, que ocupa um total de 65 hectares na propriedade de Corbellini.
“Foi um barulho muito forte, não dava para imaginar o que estava acontecendo”, diz.
Com a força do vendaval, árvores de grande porte foram arrancadas e quase atingiram uma residência anexa à propriedade de Corbellini.
“Felizmente ninguém ficou ferido. Foram momentos de pânico e tudo foi muito rápido. Parecia um tornado, devastando onde passava”, lembra.
Instabilidade
Com as áreas de instabilidade que ingressaram no estado desde domingo à noite, pelo menos três temporais em menos de 48 horas foram registrados.
De acordo com a RGE Sul, os vendavais “atingiram severamente a rede de distribuição e energia elétrica”. Pelo menos 15 mil clientes sofreram problemas de abastecimento com o temporal de ontem.
Em alguns municípios administrados pela concessionárias, foram registrados ventos de 120 km/h. Resultado disso, diversos pontos tiveram queda de postes e galhos de árvores sobre cabos da rede de energia elétrica. No norte do RS, especialistas estimam ventos acima de até 180 km/h.

Dalci José Corbellini estima que prejuízo na propriedade seja de R$ 40 mil
Além disso, com a grande quantidade de descargas atmosféricas, diversos equipamentos do sistema de distribuição foram afetados, como transformadores, alimentadores e cabos de energia elétrica.
Nas áreas administradas pela Certel Energia, cerca de 27 mil associados tiveram problemas no abastecimento.
Até a tarde de ontem, cerca de mil economias estavam sem luz. Em torno de cem profissionais trabalhavam para restabelecer a energia nos municípios de Boqueirão do Leão, Capitão, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério, Taquari, Teutônia e Travesseiro.
Defesa Civil
Seg o tenente-coronel André Ricardo Silvério, da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do Estado, os municípios mais afetados com o vendaval na região foram Mato Leitão e Sério, onde foi registrado, inclusive, granizo.

Vendaval arrancou parte do telhado do ginásio em Boqueirão do Leão
“Não houve nada mais grave, como vimos em outras localidades do RS”, afirma o tenente. Segundo ele, com o cessar do temporal, a região deve voltar à normalidade.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o coronel Jarbas Ávila, subchefe da Defesa Civil do Estado, o RS foi atingido por uma sequência de tornados, em função da gravidade do fenômeno do temporal.
Segundo levantamento da Defesa Civil, quase duas mil residências foram atingidas pelos temporais. Uma família está desabrigada, em Salvador do Sul, e outra desalojada, em Araricá. As regiões mais afetadas foram Norte, Planalto, Serra e Centro.
Duas mortes
Os temporais causaram a morte de duas pessoas. A primeira vítima foi José Alves Nunes, 54 anos. Ele morreu soterrado por uma casa em Ciríaco, na Região Norte.
A outra morte registrada em função do mau tempo foi de Rita Didomênico, 69 anos. Ela foi atingida pelo desabamento da casa em Linha Águas do Ângico, em Sarandi.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br | Filipe Faleiro: filipe@jornalahora.inf.br